Vídeo mostra guindaste caindo sobre casa em Mato Grosso

Fonte: CenarioMT

Vídeo mostra guindaste caindo sobre casa em Mato Grosso
Vídeo mostra guindaste caindo sobre casa em Mato Grosso. Foto: divulgação.

Vídeo mostra o momento em que um guindaste caiu sobre uma casa, enquanto içava uma piscina. O acidente aconteceu na manhã do último sábado (24) no bairro Granville, no município de Rondonópolis (MT).

A piscina iria ser instalada aos fundos da casa.

As imagens de câmeras de segurança de uma casa do outro lado da rua mostra o momento do acidente.

O homem que operava o equipamento conseguiu sair do caminhão.

[Continua depois da Publicidade]

Não houve feridos.

Vídeo mostra guindaste caindo sobre casa em Mato Grosso
Vídeo mostra guindaste caindo sobre casa em Mato Grosso. Foto: divulgação.

Nota de Esclarecimentos sobre o acidente com o guindaste no bairro sunflower
Venho por meio deste comunicar as informações oficiais acerca do acidente com guindaste que ocorreu no sábado 24 de junho de 2023, em torno das 10:30, na região do bairro sunflower, durante o içamento de uma piscina.

O acidente (tombamento do guindaste sobre a casa) ocorreu porque parte do asfalto onde estavam os calços dos estabilizadores (patolas) cedeu subitamente, levando parte da máquina a afundar no buraco, provocando seu posterior rolamento sobre a casa.

Não houve feridos, apenas danos materiais relacionados com a casa e com o guindaste.

Vale destacar que não houve falha do equipamento, nem do operador e nem da operação. A empresa possui 8 anos de mercado, com quadro de operadores experientes, e realiza diversas operações de içamento bem sucedidas todos os dias. Para essa operação específica, o guindaste apresentava capacidade de sobra considerando o peso e a distância da piscina, tanto que no momento do acidente, a operação já estava praticamente encerrada, com a piscina localizada na posição final dentro da casa.

Outro fato que merece destaque é que conforme informado pela Sanear, não havia galerias ou tubulação de água naquele local, portanto em teoria seria um terreno firme. Mesmo assim, foram utilizados dormentes de madeira embaixo das patolas, afim de distribuir melhor a carga sobre o asfalto.

Por fim destacamos que não há nenhuma sinalização de limitação de veículos
pesados na região, de modo que nesse caso, como entendimento geral, o asfalto daquela região estaria apto e liberado, em teoria, para suportar veículos pesados, no qual se enquadram caminhões e guindastes.

Após o acidente, constatamos junto aos destroços a fina camada do asfalto, além do terreno “fofo” abaixo do asfalto, o que permitiu a máquina afundar em torno de 1 metro de altura até encontrar terreno duro. Em função disso, a
empresa está verificando judicialmente as medidas cabíveis.

Por fim, destaco que a empresa está dando todo o suporte para a família do proprietário da casa, e de antemão agradece todo o apoio, a comoção e a solidariedade que recebeu e continua recebendo da população, em especial daqueles que nos ajudaram durante o destombamento da máquina.

Att.
Gustavo Dumont Braga – Proprietário da MEGATON

[Continua depois da Publicidade]
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.