Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), foram anunciados nesta terça-feira (11/11) os estudantes e professores vencedores da VI Mostra STEAM MT 2025. A seleção ocorreu após apresentações realizadas entre 5 e 7 de novembro, avaliadas por uma banca técnica responsável pela análise de criatividade, relevância social e aplicabilidade pedagógica.
Contexto da iniciativa
A Mostra STEAM integra uma política educacional voltada ao desenvolvimento de competências em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, modelo que incentiva o protagonismo estudantil e a aprendizagem ativa. A abordagem, segundo diretrizes do Ministério da Educação, promove experimentação e resolução de problemas reais no ambiente escolar. Documentos de orientação pedagógica estão disponíveis no portal oficial da Seduc.
Projetos premiados
Categoria C1 (Ensino Fundamental – Anos Finais)
- 1º lugar: “Guardiões da Nascente: Matemática e Tecnologia na Preservação da Água” – Escola Estadual Cecília Meireles (Alta Floresta).
- 2º lugar: “JARDLAB: Zoologia do Jardim Sensorial com ênfase no processo de Polinização no Ambiente Escolar” – Escola Estadual Deputado Dormevil Faria (Pontes e Lacerda).
- 3º lugar: “Ventos e Raios da Sustentabilidade” – Escola Estadual Patriarca da Independência (Tangará da Serra).
Categoria C2 (Ensino Médio)
- 1º lugar: “Uso de Realidade Aumentada no Estudo do Relevo na Educação Básica” – Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres (Rio Branco).
- 2º lugar: “Caminhos das Aves e das Águas: Biodiversidade e Sustentabilidade na Escola Antonia Moura Muniz” – Escola Estadual Antonia Muniz (Juína).
- 3º lugar: “Compostagem pelo Mundo” – Escola Estadual Deputado Bertoldo Freira (São José dos Quatro Marcos).
Melhor vídeo
O vídeo premiado, com um minuto de duração, foi produzido por estudantes da Escola Estadual 5 de Abril (São José do Xingu), com o tema Horta Conectada – Inovação e Sustentabilidade, publicado com a hashtag #steammt2025.
Premiação
Os prêmios seguem critério de incentivo à continuidade da pesquisa escolar:
- 1º lugar: Um notebook para cada estudante e professor orientador.
- 2º lugar: Um tablet para cada integrante.
- 3º lugar: Um headphone para cada participante.
- Melhor vídeo: Um tablet para cada estudante e orientador.
Entenda a abordagem STEAM:
A sigla refere-se a um modelo educacional integrado baseado em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que promove aprendizagem ativa, interdisciplinaridade e experimentação prática na resolução de desafios.
Reportagem baseada em nota oficial da Seduc-MT.
Para acessar a lista completa dos projetos vencedores, consulte o documento oficial no site da Seduc.

















