Vazio sanitário começa e proíbe cultivo da soja em Mato Grosso

Período de 90 dias tem início neste domingo com objetivo de combater a ferrugem asiática nas lavouras.

Fonte: CenárioMT

Vazio sanitário começa e proíbe cultivo da soja em Mato Grosso
Vazio sanitário começa e proíbe cultivo da soja em Mato Grosso - Foto: Indea

Já está em vigor o vazio sanitário da soja em Mato Grosso, medida que proíbe por 90 dias o plantio ou a manutenção de plantas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento. A ação começou neste domingo (8) e segue até 6 de setembro.

O objetivo principal é conter a propagação do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. Esse patógeno provoca o amarelecimento e o bronzeamento das folhas, levando à queda precoce e comprometendo a produção de grãos.

[Continua depois da Publicidade]

O monitoramento e a fiscalização das propriedades são realizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), que verifica o cumprimento da norma em áreas rurais com histórico de cultivo da oleaginosa. Em 2024, o órgão mantém a vigilância que no ano passado resultou em 5.825 fiscalizações.

Produtores que desrespeitarem o vazio sanitário podem ser multados. Em caso de dúvidas, os sojicultores devem buscar a unidade do Indea mais próxima ou acessar os canais oficiais da instituição.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.