Várzea Grande participa de Mostra Nacional em Belo Horizonte/MG

A iniciativa é uma das estratégias de divulgação de políticas e práticas de ampliação da jornada escolar e das dimensões educativas

Fonte: CENÁRIOMT

Varzea Grande participa de Mostra Nacional em Belo Horizonte
Várzea Grande participa de Mostra Nacional em Belo Horizonte/MG

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (SMECEL) foi representada pela superintendente Pedagógica, profª Wilcimara Carnelos, na Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O evento foi realizado nos dias 1º e 2 de outubro em Belo Horizonte/MG.

O encontro foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Pampulha. As redes que participaram da mostra foram selecionadas por meio de Edital. A iniciativa é uma das estratégias de divulgação de políticas e práticas de ampliação da jornada escolar e das dimensões educativas das redes.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a superintendente Pedagógica da SMECEL, o evento apresentou 127 iniciativas inspiradoras, com o objetivo de promover trocas, reflexões e colaboração entre escolas e secretarias de Educação das cinco regiões do país. “Neste momento, nós estamos discutindo a Educação Integral em Várzea Grande e a troca de experiências obtidas na Mostra Nacional irá contribuir para a elaboração de políticas públicas robustas que possam garantir qualidade e equidade no aprendizado de nossos alunos” declarou.

O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da SEB, Alexsandro do Nascimento Santos, destacou que escola é lugar de aprendizagem. “Esse é o centro da escola. E visibilizar a aprendizagem para além dos resultados nas provas é papel nosso, de pedagogo, de educador, de quem está comprometido com o desenvolvimento integral das crianças. E eu vejo nessa Mostra um jeito de compartilhar isso”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

Além das redes selecionadas que apresentaram suas práticas na mostra nacional, também estiveram presentes no evento 146 redes de educação que foram selecionadas para o Mapa de Experiências Inspiradoras, outra ação de difusão do edital de seleção. Cerca de 600 pessoas de todos os estados do Brasil participaram do evento em Minas Gerais.

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL – O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona a?ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral?e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.