Unidades de Saúde de Várzea Grande promovem ações de conscientização e prevenção

São rodas de conversa, caminhadas, atividades educativas e momentos de escuta ativa, com objetivo de orientar, alertar e fortalecer vínculos de cuidado para com a população

Fonte: CENÁRIOMT

Unidades de Saúde de Várzea Grande promovem ações de conscientização e prevenção

As Unidades de Saúde da Família de Várzea Grande (USF) estão desenvolvendo uma série de atividades de conscientização ao longo deste mês em referência ao Setembro Amarelo, campanha mundial dedicada à prevenção ao suicídio.

As Unidades de Saúde do Município estão mobilizando palestras, rodas de conversa, caminhadas, atividades educativas e momentos de escuta ativa, levando informação e apoio direto à comunidade. O objetivo é orientar, alertar e fortalecer vínculos de cuidado para com a população.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a coordenadora do programa Saúde Mental da Atenção Primária a Saúde, Adriana Matos, o trabalho tem sido essencial para aproximar os serviços de saúde da comunidade.

“Queremos não apenas alertar, mas também acolher, oferecer momentos de escuta, diálogo e informação. É uma oportunidade de reforçar a importância do cuidado com a saúde mental, que precisa ser tratada com a mesma atenção que a saúde física”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

Confira a programação das atividades nas unidades de saúde:

 

•             17/09 – 8h | USF Jardim Glória, Manaíra, São Mateus e Capão Grande

•             17/09 – 13h | USF do Água Limpa

•             18/09 – 7h30 | USF da Água Vermelha

•             18/09 – 13h | USF Unipark

•             19/09 – 8h | Roda de conversa na USF Vila Arthur

•             19/09 – 13h30 | USF da Manga

•             23/09 – 8h | USF do 24 de Dezembro e Cohab Cristo Rei

•             25/09 – 8h | Palestra com psicóloga André na USF Maringá

•             25/09 – 14h | USF Santo Isabel

•             26/09 – 7h30 | USF Ouro Verde

•             26/09 – 8h | USF Passagem da Conceição

•             26/09 – 8h | Palestra com a psicóloga Eunice na USF Cristo Rei

•             27/09 – 7h e 16h | USF Limpo Grande

•             30/09 – 14h | USF Cabo Michel

As ações reforçam que falar sobre saúde mental é fundamental para salvar vidas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.