Umidade relativa do ar cai para 20% e Cuiabá entra em estado de alerta

Fonte: REPÓRTERMT

1 761

Cuiabanos iniciaram a tarde desta segunda-feira (27) com uma umidade relativa do ar em 20%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde. As orientações vão desde consumir muita água, umidificar os ambientes, assim como suspender qualquer tipo de atividade física das 10h às 16h. (ver lista completa abaixo)

Diretor da Defesa Civil municipal de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti destaca que esse período é propício para a baixa da umidade relativa do ar devido à estiagem e as altas temperaturas registradas. No entanto, piora significativamente com a ação criminosa de queimadas registradas em toda a região, agravando os problemas respiratórios e, agora, a saúde das pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Para se ter uma noção da gravidade e do risco, a partir do índice de 15% o ar fica similar a regiões desérticas. Este é o inverno cuiabano. Quem mora na capital, já está acostumado a passar momentos críticos assim, geralmente nos meses agosto e setembro.

“A baixa umidade relativa do ar provoca problemas respiratórios, agravando os casos de asma, bronquites e pneumonias, o que nesta época de pandemia é muito mais grave”, diz o diretor da Defesa Civil, lembrando que os hospitais, principalmente os leitos de UTI, estão lotados.

[Continua depois da Publicidade]

Como proteção, Zanetti destaca a necessidade de se manter hidratado durante o dia todo, bebendo muita água e evitar exercícios físicos das 10h às 16h. Se possível usar umidificadores de ar dentro de casa, ou espalhar baldes de água e toalhas molhadas, para manter o ambiente mais úmido. Usar hidrantes corporais também é muito indicado. E o mais importante, que as pessoas se conscientizem da gravidade que são as queimadas.

 

Classificação dos estados de criticidade:

Entre 21 e 30% – Estado de Atenção

Cuidados a serem tomados:

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;

Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;

Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;

Consumir água à vontade.

 

[Continua depois da Publicidade]

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta

Cuidados a serem tomados:

Observar as recomendações do estado de atenção;

Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

Evitar aglomerações em ambientes fechados;

Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

 

Abaixo de 12% – Estado de Emergência

Cuidados a serem tomados:

Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;

Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;

Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.