Turismo em cavernas terá plano de manejo em Nobres

O Plano de Manejo Espeleológico é essencial para a preservação de cavernas e ambientes subterrâneos.

Fonte: CENÁRIOMT

Nobres oferece a chance de visitar cavernas — Foto: Anaconda Turismo/Divulgação
Turismo em cavernas terá plano de manejo em Nobres — Foto: Anaconda Turismo/Divulgação

Empreendedores do setor de turismo em Nobres (a 146 km de Cuiabá) assinaram, nesta terça-feira (10), um contrato para a elaboração do Plano de Manejo Espeleológico das cavernas da região.

A iniciativa é coordenada pela Associação de Espeleoturismo de Nobres (AEN) e conta com o apoio do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O projeto será financiado com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), repassados por meio do Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre).

[Continua depois da Publicidade]

 

O Plano de Manejo Espeleológico é essencial para a preservação de cavernas e ambientes subterrâneos. De acordo com o promotor de Justiça Willian Oguido Ogama, entre os principais objetivos do plano está a conservação ambiental, uma vez que ele atua na proteção dos ecossistemas e busca mitigar os impactos provocados por atividades humanas, como o turismo.

[Continua depois da Publicidade]

 

“Outro aspecto fundamental é a gestão sustentável desses espaços. O plano define zonas específicas de uso, como áreas destinadas à visitação e à preservação integral. Também estabelece diretrizes claras para o uso responsável das cavernas, promovendo o equilíbrio entre conservação e acesso público”, argumentou o promotor.

 

“O que antes era apenas um sonho, hoje se torna realidade: foi assinado o contrato para a realização do tão aguardado Plano de Manejo Espeleológico da nossa região. Esse momento representa mais do que um documento, é o marco de uma nova fase para a Associação de Espeleoturismo de Nobres (AEN) e para todos que acreditaram que era possível. Foram muitas reuniões, estudos, escutas e esperanças até que o ideal se tornasse concreto”, comemorou a Associação.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.