Tribunal de Justiça de Mato Grosso realiza posse de 25 novos juízes substitutos nesta quarta-feira

Fonte: CENÁRIOMT

TJMT
Tribunal de Justiça de Mato Grosso. — Foto: TJ-MT/Assessoria

A posse dos juízes e juízas substitutos (as) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nomeados pela presidente, desembargadora Clarice Claudino da Silva, será realizada nesta quarta-feira (26 de julho), às 16h, no Plenário 1 do Palácio da Justiça, em Cuiabá.

Foram nomeados 25 novos candidatos aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para o Ingresso na Magistratura de Mato Grosso, um grande reforço para o interior do Estado, preenchendo o déficit de magistrados (as), já que agora, todos os postos de juízes (as) que estavam vagos no Primeiro Grau de Jurisdição ficam completos.

Inicialmente, a presidente autorizou a nomeação de 23 candidatos. Mas em razão da vacância de dois cargos abriu-se mais duas vagas.

A nomeação dos candidatos e candidatas segue a ordem de classificação do edital correspondente, já considerando a inclusão de candidatos negros, PCD, bem como os pedidos de reposicionamento de final de fila e as nomeações realizadas anteriormente.

[Continua depois da Publicidade]

Porta de entrada da população – Os juízes e juízas substitutos (as) irão dar reforço nas comarcas, que são a porta de entrada do Judiciário para atendimento do cidadão e cidadã. O objetivo é ofertar serviço célere, eficaz e eficiente, um dos compromissos firmados pela presidente Clarice Claudino para a Administração do biênio 2023/2024, que tem como uma das metas o fortalecimento do planejamento de Priorização do Primeiro Grau.

O certame – Mais de cinco mil pessoas realizaram a primeira fase do concurso (prova objetiva). Posteriormente ocorreram as provas discursivas e de sentença cível e criminal, até as avaliações orais, que tiveram início no dia 28 de junho de 2021 com candidatos divididos em 12 grupos para as provas orais, em virtude do elevado número de inscritos (as). Foram 12 dias de arguições ao longo de 12 semanas, que marcaram a quarta e penúltima etapa do concurso.

Depois foi realizada avaliação dos candidatos inscritos nas vagas reservadas aos candidatos negros, que se autodeclararam pretos ou pardos e, por fim, a análise de títulos.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).