Tremores de terra são registrados por observatório sismológico em Mato Grosso

Fonte: OLHAR DIRETO

Tremores foram registrados em Porto dos Gaúchos, município localizado às margens do Rio Arinos — Foto: Prefeitura de Porto dos Gaúchos-MT/ Divulgação

O Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB) registrou tremores de terra no município de Juara (a 695 km de Cuiabá), no último domingo (28). A magnitude dos abalos não foi significativa para causar danos.

A magnitude do abalo foi de 2.3 na escala Richter (que vai de 0 a 10). O evento ocorrido às 10h33 foi detectado por duas estações com 77.413 e 114.68 quilômetros de distância, respectivamente. Esse é o segundo tremor registrado na região. No dia cinco deste mês, houve um tremor de terra de 2.3 no município de Porto dos Gaúchos (a 651 km de Cuiabá).

[Continua depois da Publicidade]

Mato Grosso tem diversos registros de tremores, mas eles são sempre de níveis baixos e dificilmente sentidos pela população. Como são considerados eventos muito pequenos na escala Richter, são praticamente imperceptíveis para os moradores.

Em dezembro do ano passado, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) apontou que o tremor de terra sentido por moradores de Cuiabá, foi de 3.2 graus na escala Richter. Posteriormente, houve um abalo secundário, só que mais fraco que o primeiro. Na ocasião, diversas pessoas relataram o susto com a situação.

[Continua depois da Publicidade]

A Serra do Trombador, que fica em Mato Grosso, foi o local em que houve o maior tremor de terra do país, em janeiro de 1955, quando foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter. O abalo ocorreu em região muito pouco habitada, o que não ocasionou mortes e nem danos materiais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.