Trânsito em corredores exclusivos de ônibus é liberado durante paralisação dos motoristas de coletivos em Cuiabá

Fonte: G1 MT

Foto: Luiz Alves/Secom-Cuiabá

O trânsito para veículos de passeio foi liberado nos corredores exclusivos para coletivos, nesta segunda-feira (10), durante a paralisação dos motoristas de ônibus, em Cuiabá. Segundo a Secretara de Mobilidade Urbana (Semob), a medida visa reduzir o impacto no trânsito causado pela paralisação e se estende até as 12h.

Com isso, deve reduzir os congestionamentos registrados pelas principais avenidas da Capital.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, Cuiabá conta com 14 km de faixas distribuídos entre as Avenidas Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), Tenente Coronel Duarte (Prainha), Getúlio Vargas e Isaac Póvas. As faixas são responsáveis pela redução de 30% do tempo de viagem dos passageiros que utilizam estes trechos.

Nos dias comuns, transitar na faixa ou via exclusiva regulamentada é considerado como infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

[Continua depois da Publicidade]

O infrator está sujeito a multa de R$ 293 e perda de sete pontos na CNH. O monitoramento é feito por meio de câmeras e também pela presença in loco dos agentes de trânsito.

Paralisação

Funcionários do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital, fazem uma paralisação desde a madrugada desta segunda-feira (10). Eles alegam que estão com problemas no pagamento de salários e decidiram não trabalhar.

O sindicato dos funcionários do transporte público de Cuiabá dizem que o problema se arrasta há seis meses. Os trabalhadores e as empresas fizeram um acordo coletivo que previa o pagamento do salário no quinto dia útil de cada mês, o que não aconteceria de fato.

Os funcionários alegam que recebem o salário somente a partir do dia 19 e 20 de cada mês.

A paralisação afeta 270 mil usuários e atinge 100% do transporte público da Grande Cuiabá.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.