Tráfico de drogas é alvo da operação Última Profecia em Mato Grosso

A Polícia Civil deflagrou a Operação Última Profecia para desarticular uma facção criminosa atuante em cidades de Mato Grosso, com mandados e prisões realizadas.

Fonte: CenárioMT

Tráfico de drogas é alvo da operação Última Profecia em Mato Grosso
Tráfico de drogas é alvo da operação Última Profecia em Mato Grosso - Foto: PJC

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Última Profecia, com foco no combate ao tráfico de drogas em Cuiabá, Várzea Grande e Pontes e Lacerda. A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus-MT) e de delegacias da região.

No total, foram cumpridos 10 mandados judiciais, sendo quatro de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. Entre os alvos, está um homem conhecido pelo codinome “Profeta”, já preso por outros crimes, que recebeu nova ordem de prisão preventiva.

[Continua depois da Publicidade]

Na operação, foram presas duas mulheres, uma em Cuiabá e outra em Araputanga, além de dois homens — um em Cuiabá e outro em Pontes e Lacerda, este último monitorado por tornozeleira eletrônica. Também foi cumprido um mandado em Várzea Grande contra uma terceira investigada. Parte das ordens de busca ocorreu dentro de unidades prisionais.

A investigação começou em junho de 2024, quando duas mulheres foram flagradas em Cuiabá por tráfico de drogas. A análise de celulares apreendidos revelou um grupo estruturado, com divisão de funções entre os membros.

[Continua depois da Publicidade]

As conversas interceptadas entre abril e junho de 2024 mostraram intensa atividade de venda de entorpecentes. Os suspeitos usavam códigos como “KANK”, “BRAW”, “prensado” e “gordura” para se referirem às drogas. O esquema incluía o envio de entorpecentes por transportadoras comerciais, uso de contas bancárias próprias e de terceiros, e pagamentos via PIX, dificultando o rastreamento.

Foram identificadas transações envolvendo maconha e pasta base de cocaína, embaladas em caixas lacradas com fitas adesivas. A investigação apontou a participação de pelo menos seis pessoas no esquema criminoso. Segundo o delegado Eduardo Ribeiro, responsável pela operação, a ação representou um golpe significativo contra o tráfico, enfraquecendo a estrutura de uma facção criminosa que buscava ampliar sua influência na região.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: vitor.etrev@gmail.com