Tecnologia do Vigia Mais MT ajuda a capturar dois foragidos em Cuiabá

Sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial e leitura de placas permite prisões em tempo real na capital mato-grossense.

Fonte: CenárioMT

Tecnologia do Vigia Mais MT ajuda a capturar dois foragidos em Cuiabá
Tecnologia do Vigia Mais MT ajuda a capturar dois foragidos em Cuiabá - Foto: SESP

Mato Grosso registrou mais duas prisões de foragidos da Justiça em Cuiabá graças ao uso da tecnologia do programa Vigia Mais MT. As ações ocorreram entre os dias 16 e 17 de julho, reforçando o papel estratégico do sistema de videomonitoramento no combate à criminalidade.

A primeira prisão aconteceu na tarde de quinta-feira (17), no centro da capital, após as câmeras com reconhecimento facial identificarem um homem com mandado de prisão aberto. Após checagem no sistema, confirmou-se que o mandado, expedido em 31 de julho de 2021 pela Segunda Vara Especializada de Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, era por não pagamento de pensão alimentícia.

A central de videomonitoramento acompanhou o suspeito pelas câmeras e repassou as informações em tempo real ao 1º Batalhão da Polícia Militar, que efetuou a abordagem. O homem foi encaminhado à Polícia Judiciária Civil para os procedimentos legais.

Já na quarta-feira (16), a tecnologia de Leitura Automática de Placas (LPR) identificou um veículo em nome de outro foragido nas imediações da Ponte Nova. A informação foi repassada ao 10º Batalhão da PM, que, com apoio da Força Tática, realizou a abordagem. A documentação do motorista revelou um mandado de prisão expedido em 28 de fevereiro de 2025 pela Primeira Vara Criminal do TJMT, com base nos artigos 125 e 127 do Código Penal. O suspeito também foi levado à unidade da Polícia Civil.

Com essas duas ações, sobe para quatro o número de prisões efetuadas com apoio do Vigia Mais MT nos últimos cinco dias. O programa, criado há dois anos pelo Governo do Estado, já está presente em 128 municípios e conta com 13.600 câmeras operando em tempo real.

Além das prefeituras, o sistema também integra 89 associações e sindicatos, mais de 370 escolas estaduais, cinco secretarias e uma autarquia, consolidando-se como uma das principais ferramentas de reforço à segurança pública estadual.