TCE-MT participa de reunião em Brasília para debater situação fiscal dos Estados

Fonte: Cenário MT com Assessoria TCE/MT

FOTO: Assessoria

O Tribunal de Contas de Mato Grosso vai participar da primeira reunião conjunta organizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB) para debater e buscar soluções para a grave situação fiscal dos Estados brasileiros, especialmente daqueles em que já foi decretado estado de calamidade financeira – exemplo de Mato Grosso. O evento é resultado do Termo de Cooperação Técnica nº 01/2018, celebrado no mês de março de 2018 pela STN, Atricon, IRB e 23 TCs – entre eles o de Mato Grosso.

A reunião conjunta será realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro, na sede do Instituto Serzedello Corrêa, a escola de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. O conselheiro vice-presidente e membro da diretoria da Atricon, Luiz Henrique Lima, o secretário-geral de Controle Externo, auditor Volmar Bucco, e o secretário-chefe da Secretaria de Controle Externo de Receita e Governo, auditor Joel Bino do Nascimento Júnior, representarão o TCE-MT no evento.
O vice-presidente do TCE-MT disse que a primeira reunião conjunta terá foco na situação fiscal dos Estados que decretaram estado de calamidade financeira e em medidas mais rígidas visando o enquadramento dos Estados nos limites previstos na lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal, apesar de, originalmente, o Termo de Cooperação Técnica ter um escopo bem mais amplo.

[Continua depois da Publicidade]

Os dois auditores integram grupos de trabalho criados com presença de representantes das instituições parceiras, num total de oito. Volmar Bucco integra o GT de Harmonização de Conceitos e Procedimentos de Gestão Fiscal e Joel Bino integra o GT de Matriz de Saldos Contábeis e Compartilhamento de Dados.

Relatório de Gestão Fiscal

[Continua depois da Publicidade]

O conselheiro Luiz Henrique Lima explicou que, desde o ano passado, com a aprovação de entendimentos mais rígidos pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelos entes públicos, o Governo do Estado já adequou o Relatório de Gestão Fiscal estadual às novas orientações. Isso pode ser observado com a publicação do RGF do terceiro quadrimestre de 2018, no Diário Oficial do Estado que circulou com a data de 29 de janeiro, assinado pelo governador Mauro Mendes. Esse RGF demonstra que a despesa com pagamento de pessoal no encerramento de 2018 no Estado consumiu 67,85% da Receita Corrente Líquida, bem acima do limite de 60% previsto na LRF.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Repórter e editor do CenárioMT, atua na cobertura da região norte de Mato Grosso e trabalha com jornalismo online desde 2008. DRT: 0001686-MT. Sugestão de pauta? Manda no [email protected] .