Suspeita de intoxicação por metanol deixa duas pessoas hospitalizadas após consumo de whisky em Itanhangá

Sogra e genro passaram mal após ingerirem bebida comprada em supermercado local; produto foi apreendido e encaminhado para perícia

Fonte: CenarioMT

Sogra e genro passaram mal após ingerirem bebida comprada em supermercado local; produto foi apreendido e encaminhado para perícia
Secretaria de Saúde de Mato Grosso emite comunicação de risco sobre 14 lotes de bebida suspeita de contaminação por metanol

Na tarde de ontem, terça-feira (04), a Guarnição de Serviço do Núcleo da Polícia Militar de Itanhangá foi acionada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Sanitária após dois pacientes darem entrada no Centro Integrado de Saúde (CIS) apresentando sintomas de náuseas, vômitos intensos e dor no peito.

De acordo com informações, um dos pacientes evoluiu para um quadro de falta de ar e chegou a apresentar cegueira temporária, levantando suspeita de intoxicação por metanol — substância altamente tóxica encontrada em bebidas adulteradas. As vítimas foram encaminhadas com urgência ao Hospital Regional de Sorriso.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o site ITA Notícias, as vítimas são sogra e genro. O homem, de 26 anos, encontra-se internado em estado estável, mas requer cuidados médicos. Já a mulher está entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante entrevista no CIS, o homem relatou ter adquirido, no último sábado, uma garrafa de whisky da marca Ballantine’s (1 litro) em um supermercado local. Ele afirmou que os sintomas começaram após o consumo da bebida.

[Continua depois da Publicidade]

Com base nas informações repassadas, a Polícia Militar, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria de Saúde, realizou uma ação de fiscalização no estabelecimento citado. No local, foram apreendidas garrafas suspeitas e constatadas irregularidades nas embalagens, como divergências nos números de lote, datas de fabricação e validade.

O responsável pelo supermercado informou ter comprado uma caixa com 12 unidades da bebida de uma distribuidora sediada em Várzea Grande (MT). Durante a operação, foram apreendidos 10 litros de whisky Ballantine’s, remanescentes da referida compra.

Os produtos apreendidos foram encaminhados para análise pericial e toda a documentação foi entregue à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Tapurah, que dará continuidade às investigações.

A ação conjunta entre a Polícia Militar, a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde foi essencial para a rápida identificação e recolhimento dos produtos suspeitos, prevenindo novos casos de intoxicação e colaborando para esclarecer a possível origem do produto adulterado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT