Semsep registrou quase 5 mil denúncias de perturbação do sossego em 2021

Em outra frente de atuação, a pasta emitiu mais de 300 cartões de estacionamento

Fonte: Nádia Mastella

Nos 12 meses de 2021, a Guarda Municipal de Trânsito (GM) de Sorriso realizou 18.555 atendimentos. Um dos braços da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) de Sorriso, a GM registrou 913 boletins de acidentes, emitiu 329 cartões de estacionamento, promoveu 2.080 atendimentos ligados à vistoria de veículos e 4.932 por conta de denúncias de perturbação de sossego público.

Perturbação de Sossego

Dos registros de perturbação de sossego, o mês com maior volume de ocorrências foi março, com 495 registros. O “som alto”, que interfere no descanso dos vizinhos, também configura poluição ambiental. Vale lembrar que o trabalho de fiscalização de denúncias de perturbação do sossego é feito de maneira integrada pela GM, com apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que também é um órgão da Prefeitura de Sorriso; e da Polícia Militar (PM).

[Continua depois da Publicidade]

“Para poder reduzir estas ocorrências, o trabalho junto à PM e muitas pessoas foram detidas por conta disso”, explica o titular da Semsep, José Carlos Moura.  Desde julho do ano passado, o número de registros segue em ritmo decrescente, sem ultrapassar a marca das 400 ocorrências/mês, com picos de 392 registros em agosto e 371 em setembro. Em comparação aos demais meses do ano,  novembro foi o mês mais “sussa”, com 353 registros.

“No entanto, sossego mesmo é garantir que todos possam ter o direito a estar em suas casas sem o incômodo do som alto gerado por terceiros, podendo desenvolver suas atividades e desfrutar de ser descanso em paz”, destaca o gestor.

Cartões de estacionamento

[Continua depois da Publicidade]

Sabe aquela vaga especial, destinada a idosos ou portadores de necessidades especiais (PNEs)? Pois é, mesmo que você se enquadre nestas situações, para poder estacionar seu veículo nelas é preciso ter um cartão emitido pela Semsep, que fique sempre visível no painel quando em uso da vaga.

“A credencial de estacionamento especial é indispensável para que estas vagas possam ser utilizadas”, explica o adjunto da pasta, Emiliano Preima, lembrando que o documento emitido na Semsep tem validade em todo território nacional.

Para emitir o cartão, é preciso ir até a Secretaria, que funciona na Rua Rio Grande do Sul, 213, Bairro Benjamin Raiser, e cumprir os seguintes requisitos: 

Credencial para idosos

No caso de idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, é necessário o preenchimento do requerimento e apresentar comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone fixo ou móvel, expedidas no prazo máximo de 90 dias); e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No caso de ser um requerente não habilitado para a condução, é necessário apresentar a fotocópia da carteira de identidade e CPF; ou certidão de nascimento, assim como algum comprovante de residência. Nesse caso, por não ser habilitado ou apresentar alguma limitação que impossibilite a habilitação, o idoso pode indicar um responsável para a condução do veículo, que deve apresentar formulário de responsabilidade de condução do veículo do idoso; e a CNH. Vale lembrar que a credencial não pode ser usada sem a presença do beneficiário (idoso).

Portadores de necessidades especiais

Já os portadores de necessidades especiais devem preencher o requerimento para solicitação de credencial; apresentar fotocópia da carteira nacional de habilitação (CNH), onde consta a deficiência no campo “observação”. Também é necessário apresentar comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone fixo ou móvel, expedidas no prazo máximo de 90 dias); e laudo emitido por médico credenciado junto ao Detran MT, com data de emissão inferior a 01 (um) ano.

Para os requerentes não habilitados, é solicitado também o preenchimento do requerimento para solicitação de credencial; fotocópia da carteira de identidade e CPF; ou certidão de nascimento, se menor de idade. É igualmente necessário apresentar comprovante de residência, atestado médico original ou cópia autenticada, com data de emissão inferior a dois meses, comprovando a deficiência ou a limitação de mobilidade, com a apresentação do CID da patologia, descrição do quadro físico, nome, assinatura e número no conselho nacional de medicina do médico.

Ainda nesta situação, de PNE não habilitado que apresente um terceiro para a condução, é necessária a apresentação da carteira nacional de habilitação (CNH) do condutor, reforçando que a credencial só pode ser usada na presença do PNE.

Para tirar dúvidas, é possível entrar em contato com a Semsep pelo 3544 3563, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Já para a solicitação de atendimento da GM no caso de acidentes, basta ligar 153 das 24 horas do dia, todos os dias.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.