Secretário de Saúde lamenta morte de recém-nascido e diz que todos os protocolos foram seguidos durante o parto em Sorriso

Segundo Vânio Jordani, bebê com duas voltas do cordão umbilical chegou a ser reanimado e transferido ao Hospital Regional, mas não resistiu; caso será investigado pela Comissão de Verificação de Óbitos.

Fonte: CenarioMT

Segundo Vânio Jordani, bebê com duas voltas do cordão umbilical chegou a ser reanimado e transferido ao Hospital Regional, mas não resistiu; caso será investigado pela Comissão de Verificação de Óbitos.
Foto: Reprodução

O secretário municipal de Saúde de Sorriso (MT), Vânio Jordani, lamentou profundamente a morte de um recém-nascido ocorrida na manhã de segunda-feira (6), na maternidade municipal, e explicou os procedimentos adotados pela equipe médica durante o parto.

De acordo com Jordani, a gestante deu entrada na unidade hospitalar pela manhã, com cinco centímetros de dilatação, e o plano inicial era realizar parto normal. Entretanto, por volta das 11h, diante da falta de evolução no trabalho de parto, os médicos decidiram por uma cesariana.

Durante o procedimento, foi constatado que o bebê estava com duas voltas do cordão umbilical*— uma no pescoço e outra na perna. O recém-nascido nasceu sem sinais vitais, e a equipe iniciou manobras de reanimação imediatamente.

“O neném passou a ser reanimado com suporte intensivo, ventilação mecânica e drogas vasoativas. Recebeu todo o suporte necessário e, após regulação via CISREG, foi encaminhado ao Hospital Regional de Sorriso ainda com sinais vitais”, explicou o secretário.

O bebê, de 38 semanas de gestação, era considerado um parto a termo, com todas as condições favoráveis para o nascimento normal.

“Era uma gestante com bacia ginecoide, própria para o parto normal, e o neném estava em apresentação cefálica. Tinha todas as características de um parto tranquilo”, destacou Jordani.

Durante o transporte até o Hospital Regional de Sorriso, o recém-nascido apresentou instabilidade e não resistiu. O secretário afirmou que todos os protocolos e fluxos internos foram seguidos pela equipe médica.

“Pelo que acompanhei, não identificamos nada de anormal no atendimento. Mesmo assim, a Comissão de Verificação de Óbitos vai apurar detalhadamente o caso. Se for encontrada alguma incoerência, ela será corrigida”, reforçou.

Bastante emocionado, Jordani lamentou a perda e expressou solidariedade à família.

“Foi um dia muito difícil para toda a equipe da maternidade, para a Secretaria de Saúde e para a gestão. Estamos profundamente comovidos com essa perda e com a dor dessa família.”

A Prefeitura de Sorriso informou que o caso está sob análise técnica e que um relatório completo será apresentado após a conclusão da apuração interna.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT