Os novos equipamentos devem ser acrescidos ao sistema de vigilância já implantado em Sorriso. Por meio do Programa Sorriso + Segura, formalizado em 2021, mais de 70 câmeras estão instaladas em vários pontos do perímetro urbano. Além destas, cerca de 20 câmeras OCR também estão dispostas em diversos locais e abastecem o sistema de vigilância das forças de segurança. Soma-se a isso o sistema de monitoramento interno de prédios públicos. De acordo o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, 420 câmeras estão instaladas em várias unidades administrativas e, sempre que necessário, são cedidas, visto que muitas acabam registrando movimentos em ruas, esquinas e avenidas.

“A construção de ações coletivas, por meio da parceria entre Estado e Município, só traz ganhos à população, a exemplo do bem-sucedido MT Iluminado, que vem renovando nosso parque de iluminação pública, e, especialmente neste momento em que temos ainda mais necessidade de utilizar o monitoramento como ferramenta para a prevenção de crimes, e mais que isso, para o reforço da cultura da paz, receber este aporte do Governo do Estado é muito positivo”, destacou Ari, acrescentando que, além das câmeras já existentes, destas que agora virão a Sorriso por meio do Vigia Mais MT, a Prefeitura segue com o processo licitatório para universalizar o monitoramento eletrônico em todas as escolas da rede municipal.

[Continua depois da Publicidade]

“As câmeras do Vigia Mais MT serão espalhadas em vários pontos da cidade, em um trabalho de mapeamento que já teve início”, complementou o prefeito, que aproveitou a oportunidade para reiterar o pedido de mais efetivo para as forças de segurança de Sorriso.  “Nossos profissionais da segurança de Sorriso merecem nosso louvor e nossa gratidão, porque fazem um trabalho hercúleo e a vinda de mais efetivo é indispensável para uma cidade que cresce em um ritmo de 20% ao ano”.

Sobre o Vigia Mais

“O Vigia Mais MT faz parte do conceito de cidade monitorada com tecnologia de inteligência artificial, melhorando a qualidade dos serviços prestados e aumentando a eficiência na segurança pública do Estado”, observou o tenente-coronel Alencar ainda em março, quando do lançamento oficial do programa. O programa prevê a instalação de 15 mil câmeras digitais de monitoramento nos 141 municípios mato-grossenses, com investimento de R$ 30 milhões.