Cidade de Mato Grosso amplia parceria com a Teoria Verde; a meta é trabalhar o Lixo Zero

Fonte: Decom

MEIO AMBIENTE
por Pixabay

“Vamos trabalhar a ideia da não geração de resíduos. O conceito do Lixo Zero implica no máximo de aproveitamento e na forma correta de encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos”, frisa Jean Peliciari, da start-up Teoria Verde que ampliou a parceria com a Prefeitura de Sorriso. Agora a equipe da Teoria Verde virá mensalmente ao Município para discutir a não geração e a redução de resíduos.

E a gente tê conta agora um pouco mais dessa história que começou há quase uma década.

[Continua depois da Publicidade]

Jean relata que a Teoria Verde surgiu há sete anos. E logo se tornou um grupo com cerca de 20 mil pessoas unidas em um propósito: limpar o lixo do chão. 40 mil mãos voluntárias recolhendo lixo das ruas. A partir daí, a vontade e a conscientização ambiental aumentou e surgiu um segundo braço: as palestras educativas em escolas. E como nada para, veio o terceiro viés para dar o up final: a proposta do Instituto Lixo Zero Brasil que a equipe conheceu em Florianópolis (SC).

E é justamente para falar do Lixo Zero que a Teoria Verde ampliou o trabalho com o Município. Parceira de projetos de destaque em Sorriso, como o Programa Levo, a partir de hoje, 12 de setembro, a Teoria estará no dia-a-dia da cidade com mais uma proposta: auxiliar a buscar formas para diminuir a geração de lixo.

[Continua depois da Publicidade]

E, como destaca Jean, não é difícil: são ações normais como substituir o capo descartável pela garrafinha de água; analisar se todo o resíduo que está sendo colocado fora é realmente resíduo ou se pode ser reaproveitado; optar pela energia limpa como a do sol – e não estamos falando de placas solares; são situações simples como optar pelos raios de sol e desligar a energia elétrica.

Nesse primeiro momento, a Teoria Verde irá atuar diretamente nas secretarias e também nas escolas para falar do Lixo Zero.  E com isso a meta é levar informação de qualidade e conscientização ambiental para todos os sorrisenses.

No país, são 400 cidades embaixadoras da proposta do Lixo Zero. Sorriso é uma delas. “Estamos com várias propostas como a coleta seletiva; o Levo; o Verdinho; todos programas de viés ambiental e queremos reforçar a  necessidade da redução – ou mesmo o fim; além do  encaminhamento correto dos resíduos gerados para o aterro sanitário eou para a incineração”, salienta o prefeito Ari Lafin. O prefeito frisa que a meta é deixar uma cidade mais consciente tanto para a atual como para as gerações futuras.

O Presidente do Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico e Coordenador do Programa Eco Sorriso, Diogo Martins, destaca que reduzir e encaminhar o lixo para o lugar correto é uma preocupação constante e um trabalho recorrente do Eco Sorriso.  “Nossa equipe está empenhada em trabalhar o atual cenário de Sorriso e projetá-lo para o futuro, reforçando a proposta do Lixo Zero. E a partir de agora contamos com a experiência e o apoio da Teoria Verde”, completa.

IBGE encontra dificuldades para realização do Censo 2022 no interior de Mato Grosso

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.