Sorriso – Escolas em Tempo Integral começam a ofertar Xadrez na grade curricular de ensino

Fazem parte do currículo dos alunos, Educação Financeira, Robótica, Meio Ambiente e Jogos Pedagógicos.

Fonte: Janaína Oliveira

André Alexandre

As escolas da Rede Municipal passaram a complementar o ensino dos alunos com mais uma disciplina para a grade curricular, o reforço desta vez, veio através do Xadrez para ajudar ainda mais no desenvolvimento de diversas habilidades como: memória, tomada de decisões, paciência, estratégias, controle de emoções, aumento da capacidade de dedução e outros aspectos como a socialização, a ética e a cidadania, e o estímulo da mente, por exemplo.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam com as matérias complementares utilizadas par o preenchimento do currículo estudantil das escolas de forma integral, são elas, Educação Financeira, Robótica, Meio Ambiente e Jogos Pedagógicos que agora se unem a novidade do Xadrez, que, neste primeiro momento, está como projeto piloto na escola do distrito de Caravágio.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a secretária de Educação Lúcia Drechsler, a intenção da Prefeitura Municipal, é contemplar as outras escolas de tempo integral com a disciplina no próximo ano letivo (2024). Atualmente, o Município conta com ensino de forma integral nas unidades de ensino do distrito de Caravágio, Escola professora Geni Terezinha Forgiarini, Escola Matilde Luiza Zanatta Gomes e Escola Maria Tereza Paloschi.

“Nós preocupados em ofertar um ensino de qualidade estamos buscando alternativas para complementar as outras disciplinas obrigatórias, e descobrimos que o ensino do xadrez e das outras complementares, literalmente complementam o ensino desses alunos em sala de aula, além de trazer diversos benefícios e vantagens que auxiliam no aumento da capacidade intelectual e cognitiva, essas disciplinas são necessárias na formação desses estudantes” pontua.

[Continua depois da Publicidade]

Com a inserção das disciplinas complementares, a coordenadora pedagógica das escolas de tempo integral, Iluir Tiecher, destaca que os alunos estão mais focados e apresentando um melhor rendimento das notas, já que o ensino é feito de maneira lúdica.

“O xadrez tem o objetivo de trabalhar às habilidades de raciocínio lógico-matemático, concentração, memória, atenção e criatividade, além disso reforça as tomadas de decisões dos alunos que aprende a lidar com problemas de maneira mais calma, objetiva, proporcionando o aumento de sua capacidade de processar informações” enfatizou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.