Sorriso: em dez dias, mais de 1,8 mil pacientes são atendidos com medicação no combate à Covid-19

Fonte: CENÁRIOMT

Nos últimos dez dias o município de Sorriso atendeu cerca de 1,8 mil pacientes com medicamentos usados para combater o novo coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19. Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, as medicações entregues seguem à risca os receituários prescritos pelos médicos que estão atuando na rede pública no combate à pandemia no município e entregues diretamente no Hospital de Campanha, nas três farmácias cidadãs – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nos Distritos de Primavera e Boa Esperança. Marchioro acrescenta que para retirar a medicação é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme pontua o secretário, a medicação prescrita depende da avaliação de cada paciente criteriosamente realizada pelos médicos no momento da consulta. “O tratamento médico é particularizado, depende sempre da avaliação”, destaca. Marchioro frisa ainda que quem se sentir mal deve procurar imediatamente o Hospital de Campanha, a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava ou os PSF’s do Jardim Carolina ou São Mateus. “O Hospital de Campanha e a UPA atendem 24 horas e os PSF’s atendem das 7 às 13 horas especificamente para casos suspeitos de Covid-19”, ressalta Marchioro.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário completa que hoje, 14 de julho, data do 115⁰ boletim diário da Covid-19 o município contabiliza 1505 casos confirmados, dos quais 524 curados e 950 ativos com 49 pessoas internadas; destas 17 estão em UTI e 32 em leitos de enfermaria. No momento são 51 profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento afastados devido à doença. O boletim também aponta 810 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames e 1.383 descartados. Hoje, 1.960 pacientes com sintomas recebem acompanhamento dos profissionais da Secretaria. Sorriso conta com dois leitos públicos de UTI para casos de Covid-19 e, ambos estão ocupados. “Durante a pandemia, infelizmente também contabilizamos 31 mortes e estamos com mais duas em investigação; por isso pedimos à população que respeite as medidas de segurança evitando aglomerações”, alerta.

Marchioro lembra que qualquer dúvida em relação à Covid-19 pode ser tirada pelo número 150 que atende 24 horas. “Quem tiver denúncia de aglomerações também pode fazer pelo 150 que imediatamente são repassadas aos órgãos responsáveis”, completa.

[Continua depois da Publicidade]

“E quem puder fique  em casa; use máscara ao sair em público. Se você estiver positivo somente saia de casa se for para consultas e atendimento médico. Vamos tomar o máximo de medidas de segurança possíveis e preservar vidas; esse é o momento de demonstrar amor a quem amamos e a forma de fazer isso é evitar exposições desnecessárias”, diz.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.