Sorriso e Ministério Público fortalecem combate a cabos irregulares e internet clandestina

A Operação Cacicus não se limita apenas à retirada de cabos e equipamentos em desuso

Fonte: CENÁRIOMT

Sorriso e Ministério Público fortalecem combate a cabos irregulares e internet clandestina

Sorriso está intensificando as ações para regularizar a fiação e os serviços de internet na cidade. O coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) de Sorriso, Gabriel Alves Rodrigues Neto, se reuniu ontem (quinta-feira, 12 de junho) com o promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas para definir os próximos passos da Operação Cacicus.

A participação do Ministério Público do Estado (MPE) tem sido fundamental, segundo Gabriel Neto. “O promotor acompanhou todo processo administrativo e tem trabalhado arduamente contra as várias irregularidades registradas na utilização irrestrita e clandestina, no uso mútuo dos provedores de telecomunicação, com a rede de distribuição da concessionária Energisa”, destacou Gabriel. Ele acrescentou que a nova etapa da operação prevê um cronograma de seis meses para regularizar toda essa situação no município.

[Continua depois da Publicidade]

A Operação Cacicus não se limita apenas à retirada de cabos e equipamentos em desuso. A concessionária Energisa, responsável pela rede elétrica, também está atuando na remoção de cabos e equipamentos de empresas que operam clandestinamente na prestação de serviço de internet.

O trabalho da Energisa é acompanhado de perto pelo NIF e pelo Procon de Sorriso. O objetivo principal é normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes causados por cabos soltos, mal instalados ou abandonados. Além disso, a fiscalização e organização desse processo buscam coibir a prática de conexões irregulares, garantindo a segurança e a qualidade dos serviços.

[Continua depois da Publicidade]

O que fazer em caso de problemas

Se algum cliente tiver seu serviço de internet interrompido devido à retirada de equipamentos irregulares, deve procurar o Procon. A instituição pode ser acionada sempre que houver qualquer tipo de violação na relação de consumo.

Para facilitar o acesso, o Procon de Sorriso oferece atendimento via WhatsApp pelo número 66 99715 9078 ou pelo telefone 3907 8014. Para atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Há também um ponto de atendimento aos consumidores no Ganha Tempo da Zona Leste.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.