A Prefeitura de Sorriso (MT) realizou um encontro estratégico nesta segunda-feira (3) para articular um plano de ação integrado focado na qualificação profissional e nas demandas do mercado de trabalho local.
O prefeito Alei Fernandes reuniu diversas instituições que atuam com capacitação no município, incluindo as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e da Mulher e da Família, além de entidades como Sindicato Rural, Senar, Senac, Sesi, Senai, IFMT, Sine e a Escola Técnica Estadual.
O principal objetivo do diálogo é alinhar as estratégias de formação de mão de obra para garantir que os cursos oferecidos atendam tanto à população em busca de emprego quanto às necessidades específicas das empresas.
O prefeito Alei Fernandes enfatizou a necessidade de união: “Queremos trabalhar de forma integrada, ouvindo o setor produtivo, as instituições e a população. Assim, conseguimos planejar cursos que realmente façam diferença, atendendo às necessidades das empresas e garantindo oportunidades para quem busca uma colocação no mercado”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Lucion, reforçou que a capacitação é uma ferramenta essencial de crescimento: “Nossa função é conectar as oportunidades às pessoas. Quanto mais qualificados forem os profissionais, maior será o desenvolvimento de Sorriso.”
Durante a reunião, foi levantada a proposta de criar um conselho municipal permanente, voltado à formação e capacitação profissional. A ideia é que este grupo se reúna periodicamente para acompanhar as demandas do mercado e propor soluções conjuntas para aprimorar as políticas públicas de emprego e renda no município.
    
    
    
    
    
							















