O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira, o ranking dos nomes e sobrenomes mais comuns no Brasil, com dados que destacam a realidade de Mato Grosso. Pela primeira vez, a pesquisa incluiu a listagem dos sobrenomes mais populares do país.
Em Mato Grosso, o sobrenome Silva é o mais frequente, presente em mais de 16% dos documentos da população mato-grossense. No total, são mais de 651 mil registros de Silva. A lista de sobrenomes mais comuns no estado segue com Santos, que possui quase 314 mil registros, e Oliveira, com aproximadamente 217 mil ocorrências.
A lista de nomes mais frequentes em Mato Grosso também acompanha a tendência nacional. Entre os nomes femininos, Maria lidera com mais de 153 mil registros. Em seguida, aparecem Ana, com pouco mais de 68 mil, e Júlia, com quase 11 mil.
Já entre os nomes masculinos mais comuns no estado, José ocupa o primeiro lugar, somando mais de 72 mil e 500 registros. Depois, vem João, com mais de 68 mil, e em terceiro, Antônio, com pouco mais de 32 mil registros.
Globalmente, no ranking nacional, Maria e José também são os nomes mais registrados. Para os sobrenomes brasileiros, a liderança é de Silva (mais de 34 milhões), seguido por Santos (21 milhões e 300 mil) e Oliveira (quase 12 milhões).














