SINOP: Secretaria orienta condutores de motos que transportar crianças sem capacete é infração gravíssima

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tipifica o transporte de crianças ou passageiros, em motociclistas, motonetas ou ciclomotores, sem o devido uso dos dispositivos de segurança como infração gravíssima com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na…

Fonte: Roneir Corrêa

secretaria orienta condutores de motos que transportar criancas sem capacete e infracao gravissima
Assessoria da Prefeitura

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tipifica o transporte de crianças ou passageiros, em motociclistas, motonetas ou ciclomotores, sem o devido uso dos dispositivos de segurança como infração gravíssima com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recolhimento do documento de habilitação, bem como a suspensão do direito de dirigir e curso de reciclagem na auto escola.

O Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, por meio do projeto “Cidadão Consciente, Trânsito sem Acidentes”, fiscaliza esse tipo de irregularidade nas ruas e escolas de Sinop, todos os dias. Segundo o diretor do DET, Benhur Carvalho, essa é uma prática identificada diariamente.

“Infelizmente tem se verificado o transporte de crianças, sem capacete nas chegadas e saídas de escolas. Muitos pais não usam capacete nas crianças e quando usam, é de forma incorreta, o que pode em um acidente, custar a vida da criança. O código além de exigir o uso do dispositivo de segurança determina que o mesmo seja do tamanho adequado da cabeça da criança, com viseira ou óculos protetores”, explicou ele.

Quando identificado casos assim, Carvalho explica que a Guarda Civil retém o condutor no local até regularizar a situação. “As equipes de educação para o trânsito todos os dias estão na rua orientando e aconselhando verbalmente condutores que cometem irregularidades, mas percebemos que a infração do uso do capacete é corriqueira e se repete ao longo dos anos. Informamos que o condutor ao cometer infrações, deverá sofrer as penalizações conforme determina a lei de trânsito”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário da pasta, major Joubert Sacramento, ressalta que a prática não é somente passível de multa, mas é uma irresponsabilidade que pode levar a uma tragédia. “Nossa preocupação, bem como das leis de trânsito, é preservar a vida dos condutores quando estiverem utilizando as vias. Estamos com um trabalho forte no sentido de conscientização, mas o êxito depende da compreensão da população. Pedimos que cumpram as determinações do código para que nosso trânsito seja cada vez mais seguro”, finalizou ele.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.