Dorner inaugura primeira biblioteca container em Sinop; saiba como funcionará

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) inaugurou, nesta manhã, a primeira Biblioteca Container de Sinop no bairro Sabrina e que, a partir de agora,  passa a atender a população da região dos Vilas. “Estamos fazendo essas ações para o desenvolvim…

Fonte: Karoline Kuhn

dorner inaugura primeira biblioteca container em sinop saiba como funcionara
Assessoria da Prefeitura

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) inaugurou, nesta manhã, a primeira Biblioteca Container de Sinop no bairro Sabrina e que, a partir de agora,  passa a atender a população da região dos Vilas. “Estamos fazendo essas ações para o desenvolvimento e, também, alegria das nossas crianças, nossos jovens aqui do bairro. Então, cada vez que possamos melhorar a situação de cada um, trazendo coisas inovadoras, é muito importante. A biblioteca para essa região é diferente e tenho certeza que aqui tem tudo para que as crianças tenham uma educação decente e possam ser os grandes cidadãos  do futuro”, destacou Dorner, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.

Instalada na praça principal do bairro Sabrina, a estrutura é composta por três contêineres com revestimento térmico e acústico, totalmente climatizados e adaptados para abrigar a estrutura de uma biblioteca, com estantes, incluindo as infantis, computadores, cadeiras, mesas de leitura e outros móveis e equipamentos como telão, projetor e equipamentos de sonorização. O acervo, composto por quinhentos títulos paradidáticos, proporcionará uma leitura no local e também empréstimo. A biblioteca também ofertará sala de cinema, que poderá ser utilizada como auditório para cursos, palestras e, até mesmo, para aulas. Na parte externa, o espaço foi planejado para o desenvolvimento de atividades complementares, apresentações e lazer.

A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, destaca que uma equipe de servidores coordenará a unidade, que funcionará diariamente, com atividades diferenciadas. “Os horários de funcionamento serão intercalados. O importante e que gostaríamos de frisar para toda a comunidade é que a biblioteca funcionará de domingo a domingo e que teremos aqui, constantemente, atividades culturais, cinema, projetos de leitura e contação de histórias, e vamos buscar avançar nas parcerias para que realmente essa biblioteca não seja entregue em vão e que o funcionamento dela seja eficaz. Hoje ela já tem cinco profissionais, inclusive com bibliotecário, e tenho certeza que esse grupo que está aqui será cada vez mais engajado”, pontuou.

A Biblioteca é uma organização da Ação Cultural, com apoio da Prefeitura de Sinop que destinou o espaço para instalação, equipe de servidores e também será a responsável pela manutenção, patrocínio da Eletromóveis Martinello e realização da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

[Continua depois da Publicidade]

Na solenidade, a diretora da Ação Cultural, Viviene Lozi, salientou que a Biblioteca Container terá seu consumo de energia produzida será por meio de painéis solares, gerando assim uma economia para a Prefeitura, além de integrar o projeto com a sustentabilidade. “O legal é que essa unidade, como as unidades que já entregamos nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e agora aqui Sinop, todas tem sistema fotovoltaico, então ela mesmo gera sua própria energia, então falamos aqui de uma energia limpa e auto sustentável”, destacou.

A inauguração foi acompanhada pelo vereador Celsinho do Sopão, morador da região e que destacou a conquista para a população local. “Vai somar muito para nossa sociedade. A gente já pode ver no rosto das crianças a felicidade de estar recebendo essa biblioteca no formato de container que vai oferecer muitas ações para ajudar e favorecer essa comunidade. Isso é um presente que ganhamos da gestão Roberto Dorner, vereadores, da Martinelo e a todos os envolvidos”, disse.

Para a instalação da biblioteca container, o custo global da estrutura, com contêineres, mobiliário, equipamentos e acervo, além de equipe técnica e prestadores de serviços, somou R$ 600 mil. “É uma maneira que encontramos de poder retribuir um pouco com aquilo que recebemos do município. Embora a gente saiba que seja dinheiro de imposto de renda, mas, muitas vezes esse dinheiro não retorna ao município da forma que deveria retornar. Então, é uma forma que encontramos de poder colaborar com Sinop, que é um município muito pujante, tem um crescimento fantástico e, que as vezes, o Poder Público não consegue fazer tudo sozinho”, ressaltou o diretor de marketing da Eletromóveis Martinello, Cesar Capellari.

A inauguração contou com apresentação da banda de percussão Rudimentar de Sinop, além da presença dos secretários e diretores municipais, vereadores, representantes da sociedade civil, e moradores locais.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.