Dorner acompanhará de perto nova gestão da BR-163 e pede prioridade nas melhorias do trecho em Sinop

A travessia urbana da BR-163 em Sinop está entre as prioridades na nova gestão da rodovia, cuja concessão está em processo de transferência para a MT PAR, do Governo do Estado. Para o prefeito Roberto Dorner, a mudança de gestão auxiliará n…

Fonte: Karoline Kuhn

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Assessoria da Prefeitura

A travessia urbana da BR-163 em Sinop está entre as prioridades na nova gestão da rodovia, cuja concessão está em processo de transferência para a MT PAR, do Governo do Estado. Para o prefeito Roberto Dorner, a mudança de gestão auxiliará no acompanhamento e efetiva cobrança por melhorias. “Nós temos 40 km de perímetro urbano, uma parte duplicada e outra parte não duplicada, e temos as travessias onde estão morrendo pessoas quase que todos os dias. Então, nós estamos com uma demanda muito grande de viadutos e, agora, vamos cobrar o governador de modo mais efetivo  para que construa, que não deixe morrer pessoas por condições de travessia”, explicou o prefeito.

Durante assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Agência Nacional de Trânsito e Transportes Terrestres, ontem (04), o secretário da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, Rogério Gallo, fez uma breve apresentação do plano de ação para os próximos anos e, para o período de 2023/2024, entre as prioridades está trabalhar na travessia urbana de Sinop, do trecho que compreende o km 823 ao km 834. O plano de ação, conforme o secretário, leva em consideração as áreas mais movimentadas e com mais índices de acidentes.  Para 2025, a previsão é que os trabalhos se estendam para o trecho que compreende o km 839 ao km 855.

Para Dorner, a mudança na gestão da BR-163 em território mato-grossense é a certeza de que o projeto de duplicação e outras melhorias sairão do papel. “A  população ganha porque quando existe um desenrolar do trânsito, beneficia a economia e traz  mais segurança para os próprios motoristas”, pontuou.  Conforme o “plano de ataque” apresentado na solenidade, também estão entre as prioridades para trabalho, os trechos Posto Gil – Nova Mutum, que abrange km 507 ao km 603 e, rodovia dos Imigrantes, que abrange km 321.3 ao km 353,5. Nos dois casos, a previsão de trabalho é no período de 2023 a 2025.

A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Concessionária Rota do Oeste, ontem, em Cuiabá, deu início ao processo de transferência do controle acionário da concessionária para a MT Participações e Projetos (MT Par), sociedade de economia mista ligada ao Estado e que ficará responsável pela gestão da rodovia.

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A solenidade ocorreu no Palácio Paiaguás e contou com a presença do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, dos ministros do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas e Jorge Oliveira, do diretor da ANTT, Rafael Vitale, o diretor-presidente da Concessionária Rota do Oeste, Diogo Santiago, além dos senadores Wellington Fagundes, Margareth Buzetti e Jayme Campos, deputados estaduais e diversos prefeitos de municípios que estão ao longo da BR-163.

Neste termo, a Rota Oeste deixa de ser concessionária responsável e a MT Par assume o controle acionário da concessionária, assumindo também as dívidas e os investimentos relacionados à rodovia. Com a mudança, a MT Par terá oito anos para a realização das obras que constam no projeto original de concessão da rodovia. Sendo que, conforme a proposta apresentada pelo Governo, nos próximos dois anos, será investido R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios. Além disso, a empresa deve manter a tarifa de pedágio reajustável apenas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Ao todo, a MT Par terá a concessão de 822,8 km da BR-163, do trecho que abrange de Sinop até a divisa com Mato Grosso do Sul.

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