Consórcio RDG vence concessão e investirá R$ 2,7 bi em rodovias de MT

Grupo RDG Sinop vai gerir 634 km de rodovias por 30 anos, com foco em modernização e segurança viária.

Fonte: da Redação

Consórcio RDG vence concessão e investirá R$ 2,7 bi em rodovias de MT
Consórcio RDG vence concessão e investirá R$ 2,7 bi em rodovias de MT - Foto: SINFRA

São Paulo — O Consórcio RDG Sinop venceu o leilão realizado pelo Governo de Mato Grosso nesta quinta-feira (30) para a concessão de 634,35 quilômetros de rodovias estaduais. Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), o grupo será responsável pela administração dos trechos por 30 anos, com investimentos previstos de R$ 2,7 bilhões em obras e melhorias estruturais.

Detalhes do leilão

O leilão ocorreu na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), com a participação de três consórcios. O RDG Sinop apresentou o maior desconto tarifário — 13,81% sobre o valor de referência —, fixando o pedágio em R$ 12,55. O lote leiloado inclui trechos das rodovias MT-020, MT-140, MT-225, MT-244 e MT-251, que conectam municípios estratégicos como Campo Verde e Sinop.

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O consórcio é composto pelas empresas Terracom, Construtora Camilos, Estrutural Concessões, Elenco Participações e Vale do Rio Novo Engenharia. Segundo documento oficial da Sinfra, disponível no portal de transparência do governo estadual, o grupo também assumirá custos operacionais (Opex) estimados em R$ 2,5 bilhões ao longo do contrato.

Infraestrutura e impacto econômico

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, destacou a importância estratégica da MT-140 para o escoamento da produção agrícola e integração com a Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, em construção pela Rumo Logística. “A MT-140 está localizada na principal região produtora de grãos de Mato Grosso, que não vai parar de crescer. Queremos transformar essa área na maior produtora de grãos do mundo, sem ampliar o desmatamento, apenas otimizando pastagens ociosas”, afirmou.

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De acordo com a Sinfra, a concessão deve gerar 29 mil empregos durante a vigência do contrato — sendo 16 mil diretos e 13 mil indiretos. O secretário adjunto de Logística e Concessões, Caio Albuquerque, acrescentou que a operação visa reforçar a segurança e a qualidade da malha viária. “Haverá serviços de manutenção, socorro mecânico, guinchos e atendimento aos usuários, elevando o padrão de trafegabilidade em todo o trecho concedido”, explicou.

Próximos passos

Conforme apurado pela reportagem, as empresas participantes ainda terão sua documentação analisada pela equipe técnica da Sinfra-MT. Após a homologação do resultado, será assinada a minuta do contrato, permitindo o início das atividades operacionais e dos primeiros investimentos em melhorias.

Panorama das concessões rodoviárias

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Ministério dos Transportes, a conservação adequada das vias reduz em até 38% o índice de acidentes fatais em rodovias estaduais. Em Mato Grosso, mais de 6 mil km foram pavimentados nesta gestão, e a estratégia de concessões tem sido apontada como essencial para garantir a sustentabilidade financeira e operacional da infraestrutura estadual.

Box informativo:

  • Extensão total concedida: 634,35 km
  • Investimento previsto: R$ 2,7 bilhões
  • Prazo de concessão: 30 anos
  • Empregos gerados: 29 mil (diretos e indiretos)
  • Empresas envolvidas: Terracom, Camilos, Estrutural, Elenco, Vale do Rio Novo

Reportagem baseada em informações oficiais da Sinfra-MT, B3 e declarações públicas de autoridades estaduais.

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Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.