Sinop já supera 2024 no saldo de geração de empregos; aumento de 28,4%

Janeiro, é o mês que lidera o ranking no maior número de contratações. Nele foram gerados 4.434 novos empregos.

Fonte: CENÁRIOMT

Sinop ja supera 2024 no saldo de geracao de empregos aumento de 284
Sinop prorroga até 15 de setembro prazo para adesão ao mutirão de renegociação fiscal

Somente nos primeiros quatro meses do ano, o município de Sinop já superou o saldo da geração de empre00go do ano passado. Nesse período a cidade já contabiliza um saldo de 2.201 novos empregos, enquanto durante todo o ano de 2024, foram obtidos um saldo de 1.713 novas contratações. O dado é obtido quando o número de contratações é maior que o número de demissões.

Janeiro, é o mês que lidera o ranking no maior número de contratações. Nele foram gerados 4.434 novos empregos e 3.485 demissões, contabilizando um saldo de 949 empregos. Fevereiro segue na segunda colocação, com saldo de 596. Nos quatro primeiros meses, a média de novas contratações mensais ficaram na casa dos 4.194.

[Continua depois da Publicidade]

Laércio Serenine, diretor do Serviço Nacional de Emprego (Sine), de Sinop, explica que apesar de o número de demissões serem altas, não significa que há uma taxa de desemprego no município, mas que a maioria é a troca de um pelo outro. “Sinop é um município que confere muitas oportunidades e o resultado disso é os dados que nos mostram um superávit na geração de emprego, que até o momento já supera o número gerado no ano passado inteiro. Mas junto a isso observamos um número alto também nas demissões, o que se explica pelo fato de muitos funcionários se qualificarem e trocarem de emprego por uma vaga onde o salário é melhor”, comentou.

Observatório de Dados de Sinop, uma ferramenta de dados da Prefeitura, revela que o setor de serviços foi o que mais gerou emprego. Foram contabilizados 938 novas contratações. Em seguida o setor de construção civil, com 812 novos funcionários. A indústria vem logo em seguida, com 338. O agropecuária e o comércio ficam na quarta e quinta colocação, respectivamente, com 201 e 189 novos empregos gerados.

[Continua depois da Publicidade]

“A prestação de serviços é um setor da economia local que vem crescendo a larga escala no município, impulsionado pelos investimentos realizados pelo setor público. Quando se aplica recursos na cidade, você atrai novos investidores e novas empresas, consecutivamente. A oportunidades geradas em Sinop, tem favorecido a vinda e a instalação de novas empresas desse ramo em nossa cidade. Além de ser o setor que mais gerou emprego, também foi o setor que mais cresceu este ano. A abertura de novas empresas, registrou um aumento de 22,8% em relação ao ano passado”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini.

Sinop já registra, até o mês de maio, 16.776 novas contratações. O Sine Sinop oferta, nesta segunda-feira (23), 179 vagas de emprego. O município também é destaque no estado de Mato Grosso na oferta de maior número de vagas disponíveis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.