Na manhã desta terça-feira (16.9), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso promoveu um simulado operacional no complexo frigorífico da Marfrig, localizado em Várzea Grande. O exercício teve como foco preparar as equipes para situações de emergência e testar os protocolos de resposta.
O cenário incluiu um princípio de incêndio próximo à entrada do complexo, com uma vítima fictícia, mobilizando o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) para evacuação de funcionários, atendimento pré-hospitalar e combate às chamas. Um drone operacional foi utilizado para avaliação aérea, aumentando a precisão e agilidade da operação, que contou ainda com três viaturas ativas e veículos de apoio.
Segundo o tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, comandante do 2º BBM, a ação integra um plano estratégico de capacitação para operações em grandes empresas, visando maior preparo em ambientes complexos. A planta da Marfrig, com cerca de 5 mil funcionários, é o maior complexo frigorífico da América do Sul.
“O exercício testou e aprimorou conhecimentos sobre combate a incêndio e evacuação de vítimas, envolvendo unidades de combate urbano e resgate, além do drone para demonstrar eficiência operacional”, explicou.
O coordenador de Segurança do Trabalho da Marfrig, Magno do Santos Silveira, destacou que a iniciativa faz parte da Semana Global de Prevenção de Acidentes do Trabalho e visa capacitar colaboradores para prevenir e reagir a emergências. O gerente de Manutenção, Ademar Soares, acrescentou que a ação permite vivenciar situações práticas e identificar melhorias nos processos internos, reforçando a segurança da empresa e dos funcionários.