Show do Guns N’ Roses: Cuiabá executa plano de vigilância sanitária para garantir segurança de mais de 45 mil pessoas

Será realizado um monitoramento epidemiológico por 30 dias para identificar qualquer possível impacto à saúde da população.

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiabá executa plano de vigilância sanitária para garantir segurança de mais de 45 mil pessoas

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implementou um amplo plano de atuação em Vigilância em Saúde para garantir a segurança sanitária do público durante o show internacional da banda Guns N’ Roses na Arena Pantanal, que reuniu mais de 45 mil pessoas na sexta-feira (31).

Coordenado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA), o plano foi dividido em três etapas: pré-evento, durante e pós-evento, com o envolvimento de diferentes setores da gestão municipal para o controle de possíveis riscos sanitários.

[Continua depois da Publicidade]

Etapas de atuação

  • Pré-evento: As equipes da Vigilância Sanitária inspecionaram a Arena, avaliando serviços de saúde (postos médicos e ambulâncias) e as empresas de alimentos. As condições de saneamento básico, como abastecimento de água e manejo de resíduos, foram checadas. Além disso, foram realizadas visitas a hotéis da capital para orientar sobre a prevenção de doenças como sarampo, intoxicação por metanol e doenças diarreicas.
  • Durante o Evento: Uma equipe técnica do Grupo de Trabalho (GT) acompanhou em tempo real o funcionamento de toda a estrutura montada, garantindo atuação imediata em caso de intercorrências.
  • Pós-evento: Será realizado um monitoramento epidemiológico por 30 dias para identificar qualquer possível impacto à saúde da população.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou a importância do trabalho conjunto e preventivo: “Nosso foco é garantir que o público possa aproveitar o espetáculo com segurança, sabendo que há uma estrutura preparada antes, durante e depois do evento.” Ela também reforçou a necessidade de a população manter as vacinas em dia, especialmente devido ao alerta para o sarampo.

Em suporte à urgência e emergência, a Secretaria Adjunta de Atenção Secundária manteve a UPA Verdão (Oeste) de prontidão, equipada com leito de estabilização, sala de medicação, leitos de enfermaria e quatro ambulâncias.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.