Setor de serviços cresce em julho, enquanto comércio registra retração em Mato Grosso

Fonte: Assessoria

BANNER Setor de servicos cresce em julho enquanto comercio registra retracao em Mato Grosso 1024x477 1

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostrou crescimento em julho para o setor, de 0,6% na receita e de 0,3% no volume de serviços em comparação ao mês anterior. Já a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), também divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou retração no mesmo período, tanto no volume de vendas (-0,9%) quanto na receita nominal (-0,2%).

No comparativo anual, ambas as pesquisas registraram alta nas atividades. Os serviços apresentaram aumento de 7% na receita e de 6,2% no volume. No comércio, a receita atual está 9,5% maior e o volume de vendas 4,9% acima de julho do ano passado.

Sobre os resultados, o presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, destacou o cenário econômico no estado. “As variações anuais positivas demonstram como as atividades do comércio e dos serviços em Mato Grosso estão fortalecidas, aquecendo a economia estadual e promovendo a geração de empregos e investimentos no longo prazo”.

Apesar da retração mensal no comércio, os dados do varejo ampliado – que incluem vendas de veículos, peças, material de construção e outros segmentos – mostraram resultados positivos em julho. Houve crescimento de 8,1% na receita e de 7,1% no volume de vendas, enquanto na comparação anual as altas foram de 11,9% e 9,7%, respectivamente.

Em relação às atividades turísticas, a PMS no estado apontou aumento de 1,0% na receita, mas queda de 0,7% no volume em julho. Já frente ao mesmo mês de 2024, a receita apresentou avanço de 8,4% e o volume, de 3,3%.

Mesmo com os resultados positivos no ano, Wenceslau Júnior concluiu que “as políticas monetárias, em especial a manutenção da taxa de juros em patamar elevado, tendem a provocar retração nesses indicadores nos próximos períodos”. Segundo análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), os indicadores atuais ajudam a compreender o cenário econômico do estado e podem subsidiar o planejamento dos empresários do comércio e dos serviços.