A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou, nesta sexta-feira, os nomes das oito crianças portadoras da Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteadas para o Camarote dos Autistas durante a partida entre Cuiabá Esporte Clube e Coritiba, válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O jogo ocorrerá às 19h30 deste domingo (12.10), na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Conforme nota oficial da Setasc, a ação integra o programa SER Família Inclusivo, criado pela primeira-dama Virginia Mendes, em parceria com a senadora Margareth Buzetti e com apoio do Cuiabá Esporte Clube. O objetivo é proporcionar um espaço seguro e acessível para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante eventos esportivos.
Critérios e sorteio
O sorteio das vagas é realizado a partir de inscrições feitas no formulário disponibilizado no site da Setasc, que exige o número da Carteira do Autista. Após a seleção inicial, a equipe da secretaria verifica a validade do cadastro; caso algum sorteado não esteja registrado, é realizado um novo sorteio para preencher a vaga.
Além da Carteira do Autista, a entrada no estádio exige cadastro no sistema FacePass. O procedimento requer dados pessoais e envio de uma foto facial, garantindo controle de acesso seguro e personalizado.
Lista de crianças sorteadas
- Davi Henrique de França Nunes
- Lorenzo de Almeida Rondon Sampaio
- Lucas Augusto Silva
- Laura Teixeira Mota
- Samara Felippa Albuquerque Paes
- Davi Lucca Campos Soares
- Joaquim de Lima Ito
- Eloah Amorim de Almeida
Importância da iniciativa
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a inclusão social de pessoas com TEA em eventos públicos ainda enfrenta desafios estruturais, como acessibilidade e adaptação sensorial. Iniciativas como o Camarote dos Autistas buscam reduzir essas barreiras, promovendo experiências mais seguras e humanizadas.
O programa também reforça a importância da Carteira de Identificação do Autista como ferramenta de acesso a direitos e serviços no estado.
Reportagem baseada em informações oficiais da Setasc e dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.