Semana Nacional de Ciência reúne 3,5 mil pessoas em Cuiabá

Evento destaca pesquisa, inovação e sustentabilidade com foco em rios e biodiversidade de Mato Grosso.

Fonte: da Redação

Semana Nacional de Ciência reúne 3,5 mil pessoas em Cuiabá
Semana Nacional de Ciência reúne 3,5 mil pessoas em Cuiabá - Foto: Ascom Seciteci

CUIABÁ (MT) — A 22ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT/MT), promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), começou nesta quarta-feira (22) e segue até sexta-feira (24), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, conforme divulgado pela Seciteci. O evento tem expectativa de público superior a 3,5 mil pessoas e será realizado de forma híbrida, com transmissões ao vivo pelo YouTube.

Com o tema nacional proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)“Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas” —, a edição de Mato Grosso traz uma abordagem regional sobre rios, aquíferos e biodiversidade. As discussões incluem o papel da gestão hídrica e da ciência local no enfrentamento da crise climática, um dos principais desafios socioambientais do estado.

[Continua depois da Publicidade]

Inovação e premiações científicas

Entre as atrações da programação, está a XVII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), que apresenta projetos desenvolvidos por estudantes e professores de escolas públicas e privadas. Conforme apurado pela reportagem, os melhores trabalhos serão premiados com smartphones, notebooks, bolsas de estudo e mentorias voltadas à incubação de protótipos inovadores.

Outra novidade é o Prêmio Pesquisador Destaque, que homenageia cientistas e professores com trajetória reconhecida na produção científica. Segundo nota oficial da Seciteci, o prêmio destinará R$ 40 mil em recursos aos vencedores.

[Continua depois da Publicidade]

Publicações e avanços estratégicos

Durante o evento, ocorre o lançamento da revista Educação C&T e a validação do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia, elaborado após uma série de consultas públicas e reuniões regionais com representantes de universidades, institutos e empresas do setor.

O público também poderá visitar o Circuito Itinerante MT Ciências, exposições de instituições parceiras, oficinas maker e competições tecnológicas. Mais de 10 caravanas de estudantes de Cuiabá, Várzea Grande e municípios do interior participam da programação.

Instituições parceiras

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Centro Universitário de Várzea Grande (Univag)
  • Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Sebrae, Senai e Senac
  • Águas Cuiabá, Multivix e Unifacc

Serviço

Evento: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso
Data: De 22 a 24 de outubro, das 8h às 17h
Local: Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá
Entrada: Gratuita

Box informativo:

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e dados do MCTI, Mato Grosso tem ampliado investimentos em ciência aplicada à gestão ambiental e inovação tecnológica nos últimos cinco anos, com crescimento de 18% nas bolsas de pesquisa estaduais desde 2020.

Reportagem baseada em informações oficiais da Seciteci e do MCTI, disponíveis em documentos públicos no portal do governo de Mato Grosso.

Para mais informações e programação completa, acesse o site oficial da Seciteci.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .