Seis cidades do Mato Grosso obtêm reconhecimento federal de situação de emergência

Fonte: CENÁRIOMT

Seis cidades do Mato Grosso obtêm reconhecimento federal de situação de emergência
Seis cidades do Mato Grosso obtêm reconhecimento federal de situação de emergência Foto: pixabay

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em seis cidades do Mato Grosso afetadas por chuvas intensas e inundações. A portaria com o reconhecimento foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

[Continua depois da Publicidade]

Até o momento, o Mato Grosso tem 130 reconhecimentos vigentes, dos quais 119 por incêndios florestais, quatro por chuvas intensas, quatro por estiagem e três por inundações.

Como solicitar recursos em Mato Grosso

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

[Continua depois da Publicidade]

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.