Com foco no combate à violência de gênero, o Mato Grosso recebeu nesta quinta-feira (7) o lançamento da Operação Integrada Shamar 2025, em cerimônia realizada no Parque das Águas, em Cuiabá. A mobilização marcou o “Dia D” da campanha Agosto Lilás, com participação de diferentes forças de segurança estaduais.
Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ciopaer e Politec atuaram juntos para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher. O secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Augustinho, destacou que a operação vai além da repressão e prioriza ações educativas, com palestras e orientações às vítimas. “Queremos fortalecer o diálogo e o acolhimento, para que mulheres sintam-se seguras ao denunciar. Muitas vezes não há registros prévios de violência, o que exige estratégias de prevenção mais eficazes”, afirmou.
A capitã Narjara, comandante da Patrulha Maria da Penha de Cuiabá, ressaltou o papel humanizado da corporação no acolhimento das vítimas. “Não basta apenas o policiamento ostensivo. A atuação também exige empatia, orientação e acompanhamento contínuo. Sabemos que a presença do Estado pode ser decisiva entre a vida e a morte”, declarou.
A Operação Shamar ocorre em todo o país sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, sempre no mês de agosto, como parte das ações do Agosto Lilás. A campanha também celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçando a importância da proteção legal às mulheres.
As ações no estado seguem até 4 de setembro, com objetivo de ampliar a sensação de segurança e garantir maior proteção às vítimas de violência doméstica.