Segurança pública em Mato Grosso registra aumento de apreensão de drogas em 2025

Entre janeiro e setembro, forças de segurança do Estado retiraram das ruas 35 toneladas de entorpecentes, superando em 34,6% o volume de 2024.

Fonte: CenárioMT

Segurança pública em Mato Grosso registra aumento de apreensão de drogas em 2025
Segurança pública em Mato Grosso registra aumento de apreensão de drogas em 2025 - Foto: SESP

Entre janeiro e setembro de 2025, as forças de segurança de Mato Grosso apreenderam 35 toneladas de drogas, incluindo maconha, cocaína e pasta base de cocaína, um aumento de 34,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

As ações envolveram a Polícia Militar, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Civil e operações conjuntas com forças federais e agências de inteligência. De acordo com o Observatório de Segurança Pública, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, o resultado é reflexo dos investimentos do governo estadual em tecnologia, viaturas, armamento, reformas de quartéis e melhores condições de trabalho para os servidores.

O secretário de Segurança Pública destacou que programas como o Tolerância Zero às facções criminosas, lançado em novembro de 2024, intensificaram as operações de combate ao crime organizado, aumentando apreensões e enfraquecendo grupos criminosos.

Em Várzea Grande, a Polícia Civil fechou uma distribuidora de bebidas usada como fachada para tráfico, apreendendo cocaína, dinheiro e materiais relacionados ao crime, além de prender três pessoas. Já no bairro Jardim Eldorado, uma residência utilizada para armazenar drogas foi alvo de ação policial que resultou na apreensão de maconha, pasta base e cocaína.

Entre os casos de maior impacto, em fevereiro, uma operação integrada da Polícia Militar, Bope, Polícia Federal e Gefron resultou na apreensão de 1,5 tonelada de cocaína em Juruena, causando prejuízo de mais de R$ 100 milhões às facções criminosas. As drogas foram localizadas após denúncias anônimas sobre uma aeronave suspeita na zona rural do município.

O levantamento histórico mostra que as apreensões no Estado vêm crescendo desde 2019, quando foram retiradas de circulação 12,2 toneladas de entorpecentes, atingindo 41,2 toneladas em 2024, consolidando um trabalho contínuo de combate ao tráfico em Mato Grosso.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.