Segurança no trânsito: Cuiabá instala faixas elevadas e redutores de velocidade na Av. Parque do Barbado

A vice-prefeita acompanhou e sugeriu sobre a logística das implementações definidas para o local.

Fonte: CENÁRIOMT

default

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini e a vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Vânia Rosa, vistoriaram a Avenida Parque do Barbado, nesta quarta-feira (2) para definir as intervenções que serão implementados na via. A iniciativa atende uma reivindicação dos moradores dos bairros Renascer, Jardim Leblon e Pedregal, devido ao alto índice de sinistros no local.

Os motoristas não estariam respeitando a faixa de pedestre, mesmo com placas orientativas. Por determinação do Executivo a avenida passará a ter quatro faixas de pedestre, faixa elevada e redutores de velocidade. Os serviços deverão começar ainda nesta semana.

[Continua depois da Publicidade]

“Essa Avenida é de alto fluxo. Foi construída para dar maior celeridade de vasão de um pessoal que vem de uma região para outra, com destino a região sul do município de Cuiabá. Contudo, ela acabou dividindo duas comunidades que têm todos os serviços interligados. Por exemplo, o serviço de saúde ou de escola do bairro Renascer está ligado diretamente ao bairro Pedregal, e isso força uma travessia de pedestre muito constante, principalmente de crianças e idosos que têm que transitar para os Centros Comunitário e de saúde ou as comunidades escolares. Com isso, traz risco a vida dessas pessoas aqui”, explicou o prefeito.

Ele ainda citou a manifestação realizada pelos moradores, e que respeita, porque uma vida se perdeu. E o protesto era um pedido por segurança no local.

“Acidente com motos acontecem direto. Quando vão virar para entrar no bairro o motorista passa direto e atropela. Se param para dar passagem na faixa, o motorista derruba batendo na traseira. Precisa de faixa elevada, vai melhorar”, defendeu o comerciante Ivonaldo Gomes Mendes.

“Os motoristas não obedecem a faixa mesmo com a placa indicando para reduzir a velocidade. Já perdi dois amigos aqui atropelados. Meu tio também foi atropelado, mas não foi tão grave”, disse Joari Barbosa, morador do bairro Renascer.

A decisão do prefeito e da vice de irem ao local teve como objetivo planejar imediatamente as medidas que serão adotadas.

[Continua depois da Publicidade]

“A gente entendeu que teremos quatro faixas elevadas. Uma delas será lá na entrada da via, saindo da Avenida das Torres ao entrar para o Parque Barbado, porque algumas culturas de uso de rotatórias estão equivocadas e acabam gerando acidentes também”, definiu.

Segundo o prefeito, a prioridade é trazer segurança para o local, melhorar a mobilidade com segurança para o ciclista, pedestre e motorista que faz o uso da via.

Na oportunidade o prefeito ouviu moradores que fizeram alguns apontamentos, incluindo a questão da iluminação, devido lâmpadas queimadas. E garantiu que vai melhorar a região, mantendo o diálogo com o Governo de Estado, que construiu a Avenida Parque do Barbado para viabilizar as lâmpadas.

Ao concluir, Abilio pediu mais atenção aos motoristas. “É importante o motorista se atentar ao uso das rotatórias. A faixa da direita é preferencialmente para virar à direita. Não é para pegar a faixa da direita de uma via de abaulamento para seguir reto dentro de uma rotatória. E o mesmo para a faixa da esquerda para acessar a rotatória. Não dá para você pegar a faixa da esquerda de acesso a uma rotatória e cruzar sobre a faixa da direita para ter acesso. Então, essas culturas de uso de uma rotatória é uma falha cultural, é uma falha da educação do trânsito que vem se arrastando há muito tempo. Mas. acredito que com uma boa educação de trânsito, com a conscientização da população, a gente vai avançar e ter a melhora pretendida dos usos das rotatórias. Isso vai melhorar inclusive o fluxo das rotatórias e vamos ter maior segurança para as pessoas”, explicou.

Em relação a educação no trânsito a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa destacou as campanhas e palestras educativas que são realizadas constantemente e reforçou que em se tratando de trânsito, é preciso desacelerar.

“Nós temos uma temática, que é desacelerar e respeitar a via. A cidade está em construção, transitar, muitas vezes, tem sido difícil e as pessoas saem em cima do horário para cumprir. Eu faço um pedido, a cidade já tá bastante movimentada, com transtorno nas vias, mas tudo em prol de razão maior, de melhorias. Não dá para executar a sinalização adequado no trânsito sem antes ter as obras concluídas. Então, saem um pouquinho antes, observa mais, tenha mais prudência, dirija para você e para o outro. O trânsito não é só pra condutor de veículo, é também para o pedestre. Seja gentil, tenha um pouco de empatia. Desacelere a mente para desacelerar as demais atribuições que são tão cobradas da vida social. O bem maior é a vida”, frisou a coronel.

A vice-prefeita acompanhou e sugeriu sobre a logística das implementações definidas para o local.

O vereador Marcrean Santos esteve presente na vistoria e agradeceu o prefeito pela condução do caso em resolver um pedido de tempos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.