Primavera do Leste (MT) — A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, até esta sexta-feira (17), a 9ª etapa do programa Giro pelas Escolas MT, com visitas técnicas a unidades estaduais e municipais em Primavera do Leste e Campo Verde, conforme divulgado pela própria pasta em nota oficial.
As ações têm como foco a escuta ativa de professores, gestores e estudantes — estratégia considerada essencial pela Seduc para aprimorar o processo de aprendizagem e fortalecer a gestão educacional. O secretário de Educação, Alan Porto, acompanha pessoalmente as agendas, que incluem reuniões de trabalho, encontros com equipes gestoras e conversas com a comunidade escolar.
Escuta ativa e gestão participativa
Segundo Alan Porto, o Giro pelas Escolas tem se consolidado como um espaço de diálogo e construção coletiva, aproximando a gestão estadual das realidades vividas nas salas de aula. “Estamos ouvindo quem vive o dia a dia da escola. Essa escuta qualificada é o que nos permite direcionar os investimentos para onde eles realmente fazem diferença: na aprendizagem dos estudantes e no bem-estar de toda a comunidade escolar”, afirmou o secretário.
Entre as instituições visitadas estão as escolas estaduais Maria Sebastiana Local (em obra), Cremilda Vianna, Militar Tiradentes 2º Sgt PM Weliton Pereira Duarte, Cívico-Militar Sebastião Patrício, ETI Alda Scopel, Getúlio Vargas, além das escolas municipais Paulo Freire e Waldemon Moraes Coelho (também em obra).
Programa já percorreu oito regiões
Desde o início de 2025, o Giro pelas Escolas já visitou as diretorias regionais de Matupá, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína, alcançando centenas de profissionais e estudantes em todo o estado.
As próximas etapas estão previstas para os polos de Sinop, Diamantino, Cáceres e para a Direção Metropolitana de Educação, em Cuiabá. Segundo a Seduc, o objetivo é visitar todas as 13 diretorias regionais de educação até o fim do ano, fortalecendo a rede estadual de ensino.
“A educação se transforma quando o diálogo é constante. É ouvindo, visitando e compartilhando experiências que fortalecemos o aprendizado e o futuro da rede pública”, reforçou Porto.
Contexto e relevância
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Ministério da Educação, estratégias de escuta ativa e gestão participativa têm mostrado impacto positivo em indicadores de permanência escolar e desempenho docente. No contexto de Mato Grosso, a Seduc busca alinhar o modelo estadual às diretrizes nacionais do Plano Nacional de Educação (PNE), com foco na equidade e na eficiência da rede pública.
Reportagem baseada em nota oficial da Seduc-MT, disponível no portal institucional, com contextualização adicional de dados públicos do MEC e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
BOX INFORMATIVO:
- Programa: Giro pelas Escolas MT
- Etapas realizadas: 8 (início em 2025)
- Regiões já visitadas: Matupá, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína
- Objetivo: Fortalecer a escuta ativa e o diálogo entre gestão, professores e estudantes
- Próximas cidades: Sinop, Diamantino, Cáceres e Cuiabá
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