Seduc reforça diálogo com escolas em visita técnica no interior

Programa Giro pelas Escolas MT chega à 9ª etapa e promove escuta ativa entre gestores, professores e alunos.

Fonte: CenárioMT

Seduc reforça diálogo com escolas em visita técnica no interior
Seduc reforça diálogo com escolas em visita técnica no interior - Foto: Caroline Rocha | Seduc-MT

Primavera do Leste (MT) — A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, até esta sexta-feira (17), a 9ª etapa do programa Giro pelas Escolas MT, com visitas técnicas a unidades estaduais e municipais em Primavera do Leste e Campo Verde, conforme divulgado pela própria pasta em nota oficial.

As ações têm como foco a escuta ativa de professores, gestores e estudantes — estratégia considerada essencial pela Seduc para aprimorar o processo de aprendizagem e fortalecer a gestão educacional. O secretário de Educação, Alan Porto, acompanha pessoalmente as agendas, que incluem reuniões de trabalho, encontros com equipes gestoras e conversas com a comunidade escolar.

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Escuta ativa e gestão participativa

Segundo Alan Porto, o Giro pelas Escolas tem se consolidado como um espaço de diálogo e construção coletiva, aproximando a gestão estadual das realidades vividas nas salas de aula. “Estamos ouvindo quem vive o dia a dia da escola. Essa escuta qualificada é o que nos permite direcionar os investimentos para onde eles realmente fazem diferença: na aprendizagem dos estudantes e no bem-estar de toda a comunidade escolar”, afirmou o secretário.

Entre as instituições visitadas estão as escolas estaduais Maria Sebastiana Local (em obra), Cremilda Vianna, Militar Tiradentes 2º Sgt PM Weliton Pereira Duarte, Cívico-Militar Sebastião Patrício, ETI Alda Scopel, Getúlio Vargas, além das escolas municipais Paulo Freire e Waldemon Moraes Coelho (também em obra).

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Programa já percorreu oito regiões

Desde o início de 2025, o Giro pelas Escolas já visitou as diretorias regionais de Matupá, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína, alcançando centenas de profissionais e estudantes em todo o estado.

As próximas etapas estão previstas para os polos de Sinop, Diamantino, Cáceres e para a Direção Metropolitana de Educação, em Cuiabá. Segundo a Seduc, o objetivo é visitar todas as 13 diretorias regionais de educação até o fim do ano, fortalecendo a rede estadual de ensino.

“A educação se transforma quando o diálogo é constante. É ouvindo, visitando e compartilhando experiências que fortalecemos o aprendizado e o futuro da rede pública”, reforçou Porto.

Contexto e relevância

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Ministério da Educação, estratégias de escuta ativa e gestão participativa têm mostrado impacto positivo em indicadores de permanência escolar e desempenho docente. No contexto de Mato Grosso, a Seduc busca alinhar o modelo estadual às diretrizes nacionais do Plano Nacional de Educação (PNE), com foco na equidade e na eficiência da rede pública.

Reportagem baseada em nota oficial da Seduc-MT, disponível no portal institucional, com contextualização adicional de dados públicos do MEC e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

BOX INFORMATIVO:

  • Programa: Giro pelas Escolas MT
  • Etapas realizadas: 8 (início em 2025)
  • Regiões já visitadas: Matupá, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína
  • Objetivo: Fortalecer a escuta ativa e o diálogo entre gestão, professores e estudantes
  • Próximas cidades: Sinop, Diamantino, Cáceres e Cuiabá

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Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.