Seduc recebe da UFMT doação de cartilhas com informações sobre a Covid-19

Foram doadas 2,5 mil cartilhas impressas e o conteúdo virtual da cartilha (e-book) também será disponibilizado na plataforma digital Aprendizagem Conectada.

Fonte: CenárioMT

A Secretaria de Estado de Educação recebeu da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a doação de 2,5 mil cartilhas impressas com informações sobre o coronavírus – Covid-19. De forma simples e ilustrativa a cartilha foi confeccionada para atender, principalmente, o público infantil.

O conteúdo virtual da cartilha (e-book) também será disponibilizado na plataforma digital Aprendizagem Conectada.

[Continua depois da Publicidade]

O reitor da UFMT, Evandro Soares, explica que a cartilha faz parte da série “Pequenos Cientistas”, uma produção do MT Ciência, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado à Pró-reitoria do Campus Universitário de Sinop.

“Professores do campus de Sinop fizeram alguns materiais muito interessantes, não apenas sobre o coronavírus, mas sobre outros patógenos e achamos que seria injusto não dividir esse material com toda a comunidade mato-grossense e até mesmo de todo o Brasil. Por isso, procuramos as secretarias de educação do Estado e dos municípios para que esse material possa ser divulgado amplamente e de forma gratuita”, explicou o reitor, acrescentando que o material será disponibilizado em outros idiomas também.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o coordenador da Editora Universitária (EdUFMT), Francisco Xavier, a cartilha traz orientações de como se prevenir do coronavírus, mas, sobretudo, mostra a origem do vírus.

“É um trabalho científico, mas com uma linguagem infantil, ou seja, eles conseguiram traduzir uma linguagem complexa de forma simples. A função social da universidade é exatamente essa, produzir e traduzir o conhecimento acadêmico em conhecimento escolar. Esse processo é uma prestação de serviço da universidade e, em particular, da editora”, ressalta o coordenador.

Os e-books podem ser baixados do site da Editora Universidade. “Eles estão disponíveis para serem acessados, repassados e distribuídos nos celulares ou em computadores”, explica Francisco Xavier.

Segundo o secretário adjunto Executivo da Seduc, Alan Porto, essa parceria com a UFMT é de grande importância, pois a cartilha servirá de material complementar para os alunos.

“A cartilha consegue transmitir de forma simples e lúdica aquilo que é complexo aos olhos de muitas pessoas. Por ser um material ilustrativo, é possível entender o conteúdo apenas através das imagens”.

“Esse é um material riquíssimo. Uma cartilha orientativa, com um texto direto e objetivo e que vai ser muito útil para os alunos e pais”, observa a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Rosa Maria Luzardo.

Pequenos Cientistas

Nesta série, cientistas das mais diversas áreas do conhecimento, apresentam de forma simples, ilustrada e lúdica os conceitos necessários para que as crianças compreendam o mundo à sua volta, sob a luz do que a ciência tenha comprovado até o momento.

Mundo Invisível é um dos grupos temáticos desta série e apresenta, às crianças, os microrganismos. Seus aspectos biológicos, sua relação com a saúde e como podem prevenir as diversas doenças causadas por essas criaturas são alguns dos temas tratados nos livros que compõem este grupo temático.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .