Seduc realiza Podcast “Gabaritando” para preparar estudantes para as provas do ENEM 2025

Série no YouTube oferece dicas, estratégias e conteúdos das provas de Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza

Fonte: CENÁRIOMT

Seduc realiza Podcast Gabaritando para preparar estudantes para as provas do ENEM 2025
Seduc realiza Podcast “Gabaritando” para preparar estudantes para as provas do ENEM 2025

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, nos dias 6 e 8 de outubro, dois episódios do Podcast ”Gabaritando’, parte do Projeto Pré-Enem Digit@l MT. Os episódios serão disponibilizados no canal oficial da Seduc no YouTube.

Objetivo é democratizar o acesso a informação de qualidade, além de motivar e auxiliar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a conquistar uma vaga no ensino superior.

Apresentada pela professora Miriã Ferreira, com supervisão geral do professor Mohamad Fares, a série reúne docentes especialistas para discutir conteúdos, estratégias e dicas práticas aos estudantes.

Dividido em duas partes, o Gabaritando percorre as áreas mais cobradas nas provas. O episódio do dia 6 abordará Linguagens e suas Tecnologias, incluindo gramática, interpretação de textos e análises de acontecimentos históricos, políticos e sociais.

Já no episódio do dia 8, serão discutidos conteúdos do segundo dia de provas, com foco em Matemática e Ciências da Natureza, contemplando raciocínio lógico, interpretação de gráficos e tabelas, além de temas recorrentes, como estatística, porcentagem e funções.

“Esse podcast reforça que, mais do que memorizar conteúdos, o ENEM avalia a capacidade de interpretação, articulação de saberes e aplicação prática do conhecimento na compreensão da realidade”, avalia o secretário de Educação, Alan Porto.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.