A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) está participando do Encontro Estadual de Cooperação Técnica – Planos Decenais de Educação, realizado entre os dias 12 e 15 de agosto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O evento tem como foco apresentar a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e promover oficinas para auxiliar no seu planejamento. O encontro reúne equipes técnicas da Seduc, diretorias regionais, gestores municipais e representantes de instituições do setor educacional, que discutem o futuro da educação no estado e no país.
Durante quatro dias, os participantes seguem a metodologia elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de coletar dados e informações essenciais para a elaboração do PNE que será válido até 2034.
O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o plano nacional servirá como guia para que estados e municípios possam promover uma educação transformadora, enfatizando acesso, permanência e aprendizagem como pilares fundamentais. Ele ressaltou ainda a abrangência do plano, que inclui educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, além da educação profissional, tecnológica e superior.
Adriana Tomasoni, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), reconheceu a parceria da Seduc no processo de elaboração e monitoramento do plano, ressaltando o papel dos fóruns e conselhos municipais para a efetivação do PNE na base.
A secretária adjunta de Regime de Colaboração (Sarc), Nágila Brandão, também atua junto às prefeituras para fortalecer as instâncias necessárias para a implementação do plano.
Na abertura do evento, participaram ainda representantes do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso (FEE/MT), da Undime regional Centro-Oeste, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e do Ministério da Educação.


















