Seduc inicia transferências de alunos da rede municipal para estadual em Mato Grosso

O processo de transferência para escolas estaduais começa nesta sexta-feira e segue até 10 de outubro, exigindo documentação presencial.

Fonte: CenárioMT

Seduc inicia transferências de alunos da rede municipal para estadual em Mato Grosso
Seduc inicia transferências de alunos da rede municipal para estadual em Mato Grosso - Foto: SEDUC

A Seduc-MT abriu nesta sexta-feira (3) o período de transferências de estudantes das redes municipais para a rede estadual de ensino. O prazo para efetivar a matrícula vai até 10 de outubro e deve ser realizado presencialmente na escola indicada.

Os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade escolar para assinar a ficha de matrícula e apresentar a documentação exigida, incluindo histórico escolar ou atestado de transferência, RG e CPF do estudante e dos responsáveis, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço, tipo sanguíneo, cartão de vacinação e atestado oftalmológico para Ensino Fundamental. No caso da Educação Especial, também é necessário apresentar termo de guarda e consentimento para tratamento de dados pessoais.

O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o redimensionamento é estratégico para garantir organização e qualidade no atendimento. Ele ressaltou que a ampliação da rede estadual visa receber os alunos da municipal com infraestrutura adequada, professores qualificados e continuidade do aprendizado.

O coordenador de Gestão da Rede, Davi Menezes, reforçou a importância da participação familiar, alertando que documentos incompletos podem inviabilizar a matrícula. Pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos e às orientações da Portaria 755/2025.

Paralelamente, a rematrícula automática para estudantes já matriculados na rede estadual ocorre até esta sexta-feira (3), enquanto novos cadastros no portal Matrícula Web estarão disponíveis de 13 de outubro a 7 de novembro. As solicitações para Educação Especial (PAEDE) vão de 23 de outubro a 7 de novembro, em Cuiabá de 27 de outubro a 7 de novembro, e nos demais municípios de 29 de outubro a 7 de novembro.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.