Sedec conclui encontros virtuais com representantes de 15 regiões turísticas de MT

Proposta é promover a integração entre os municípios mato-grossenses e com isso o desenvolvimento econômico regional

Fonte: CenárioMT

- Foto por: Sedec/MT

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) concluiu, nesta terça-feira (25.01), uma sequência de encontros virtuais para a atualização do Mapa do Turismo brasileiro. A iniciativa teve início no dia 12 de janeiro e finalizou com as perspectivas para o desenvolvimento do setor turístico no Estado, a partir da integração de municípios no programa de regionalização.

Para o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, a conclusão dos encontros apresenta grandes perspectivas para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. “Os representantes dos municípios se mostraram empolgados com a integração que pretendemos realizar, que ajudará muito no desenvolvimento econômico no contexto regional”.

[Continua depois da Publicidade]

O Programa de Regionalização do Turismo foi criado com a finalidade de incentivar os municípios a realizarem um trabalho conjunto, de modo a estimular que cada peculiaridade local possa ser valorizada e integrada numa visão mais abrangente, levando-se em conta a dimensão regional. Como instrumento norteador do Programa, tem-se o Mapa do Turismo Brasileiro, importante ferramenta que orienta o Ministério do Turismo, bem como as Unidades da Federação, no desenvolvimento de políticas públicas.

Tendo em vista que a participação das regiões turísticas de Mato Grosso no Mapa auxilia no fortalecimento da economia e no desenvolvimento da potencialidade turística regional, os encontros virtuais reuniram Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), secretarias de turismo municipais e empresários para, assim, sanar dúvidas e orientar os municípios sobre as novas exigências impostas nas portarias do Ministério do Turismo para a integralização das cidades no Mapa do Turismo.

[Continua depois da Publicidade]

A série de reuniões, realizadas de forma individual, contou com a participação de todas as 15 regiões turísticas mato-grossenses que integram o atual Mapa do Turismo, sendo elas a Região turística do Pantanal Mato-grossense, Portal do Agronegócio, Vale do Juruena, Vale do Guaporé, Domo de Araguainha, Portal da Amazônia Mato-grossense, Amazônia Mato-Grossense, Portal do Araguaia, Rota dos Ipês e das Águas, Metropolitana, Vale do Cabaçal, Região Turística Norte Araguaia, das Nascentes, Circuito das águas, Vale do São Lourenço.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .