Sedec apoia produção de óleos essenciais e bio produtos em Mato Grosso

Equipe da pasta está assessorando os empreendedores com dados técnicos

Fonte: CenárioMT

Sedec apoia produção de óleos essenciais e bio produtos em Mato Grosso2020 12 21 15:32:44
- Foto por: assessoria

Uma nova cadeia de produção com alto valor agregado está se tornando realidade no munícipio de Chapada dos Guimarães (67,7 km de Cuiabá) e pode fomentar a agricultura familiar da região. A viabilidade do negócio impulsionada pela rentabilidade e sustentabilidade, especialmente porque pode ser cultivado em pequenas áreas, coloca a produção de óleos essenciais como um ramo de atividade muito promissor.

Atento a essa oportunidade e na possibilidade de expansão da cadeia produtiva em Mato Grosso é que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está apoiando a implementação de uma fábrica de óleos essenciais.

“Tem uma equipe da nossa pasta que está apoiando com repasse de dados técnicos e informações agronômicas os empreendedores que estão investindo no plantio das matérias primas e na extração dos óleos essenciais”, explicou o secretário César Miranda.

Outra colaboração da Sedec, de acordo com o secretário, é contribuir para a viabilidade das alianças produtivas, ampliação do mercado consumidor, estruturação dos elos da cadeia e organização do sistema de produção dos compostos naturais, que são extraídos das folhas, flores, raíz e seiva das plantas e podem serem usados pela indústria farmacêutica, de cosméticos, de alimentos, de limpeza e de tratamento de saúde.

[Continua depois da Publicidade]

“A produção de óleos essenciais pode ser uma grande alternativa para as pequenas propriedades rurais por se tratar de uma produção que permite plantio em pouca área de extensão. É um nicho que está sendo criado. É uma grande oportunidade de negócio para vários agentes de produção”, afirmou César Miranda.

O empreendimento iniciado em Chapada dos Guimarães poderá se expandir para outras pequenas propriedades da região, gerando renda e emprego para as comunidades locais. A equipe da Sedec está acompanhando e assessorando com dados técnicos a produção cultivada em uma área experimental de priprioca, planta do bioma Amazônico, cujos óleos são muito utilizados pela indústria farmacêutica e perfumaria.

“Estamos trabalhando para desenvolver uma política de incentivo para a produção de óleos essenciais a princípio na região de Chapada”, finalizou o secretário.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.