14.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 11 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁSecretário Nacional de Defesa Civil vem a Cuiabá para tratar de redução...

Secretário Nacional de Defesa Civil vem a Cuiabá para tratar de redução do risco de desastres

O 1º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres é organizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, ligada à Casa Civil, e ocorre nas próximas quarta e quinta-feira (30 e 31.10), no Cenarium Rural
Texto por Redação CenárioMT

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, vem a Cuiabá na próxima semana para falar a respeito das políticas nacionais para prevenção e redução dos riscos de desastres. Ele será um dos palestrantes do 1º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres e abordará o tema “O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

O encontro é organizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, ligada à Casa Civil, e ocorre nas próximas quarta e quinta-feira (30 e 31.10), no Cenarium Rural. A abertura do evento está marcada para terça-feira (30.10), às 8h30, com a presença de autoridades.

O objetivo da palestra de Alexandre Alves é discutir formas de compreender como e quando eventos adversos podem se tornar um desastre e, nesse sentido, promover ações para a redução dos problemas. A palestra do coronel será a primeira do seminário, às 9h30, no dia 30.

De acordo com o secretário, a realidade brasileira pode ser caracterizada pela frequência dos desastres naturais cíclicos, especialmente as inundações em todo o país, seca na Região Nordeste e um crescente aumento dos desastres tecnológicos, devido ao crescimento urbano desordenado, às migrações internas e ao fenômeno da urbanização acelerada sem a disponibilidade dos serviços essenciais.

“Os municípios devem estar preparados para atender imediatamente a população atingida, reduzindo perdas materiais e humanas. Por isso, a importância de cada cidade criar um órgão que trate da redução dos riscos e da eficácia na resposta imediata aos desastres”, destaca Alexandre.

Alexandre Lucas Alves é coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, formado em Ciências Militares, com ênfase em defesa social, e especialista em estratégias de segurança pública. Ele já realizou cursos de aperfeiçoamento em redução de desastres naturais e prevenção de riscos na Alemanha.

O seminário

O 1º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres tem o objetivo de apresentar as ações da Defesa Civil Estadual, fomentar a pesquisa com foco na redução de risco de desastres, produzir conhecimento acerca dos desastres no território mato-grossense, encorajar a participação popular nas ações de Defesa Civil e incentivar a criação das coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil.

“Acreditamos que aliar pesquisa científica e políticas públicas, além do correto planejamento urbano, pode contribuir de maneira significativa para a prevenção dos desastres e mitigação dos danos. É com essa tônica que pensamos a realização do seminário”, destaca o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, César Viana de Brum.

Além do secretário nacional, também estão previstas palestras com o vice chefe para as Américas do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres, Nahuel Arenas, com a vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos de Deastres, Patrícia Sottoriva, e com o coordenador de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres, Tiago Molina Schnorr, entre outros palestrantes.

Confira a programação completa

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

DIA DE VESTIBULAR
Inscrições para vestibular de Psicologia da Unilasalle Lucas podem ser feitas até às 18 horas
agosto 10, 2022
Lucas do Rio Verde
Aulas da rede municipal retornam nesta semana em Lucas do Rio Verde
agosto 10, 2022
AVALIAÇÃO
Binsfeld fala em mudanças na Expolucas e condena críticas: ‘Não sabem e não procuram saber’
agosto 10, 2022
Fatalidade
Vítima de atropelamento, idosa morre no Hospital São Lucas
agosto 10, 2022