Secretaria de Saúde de Mato Grosso emite alerta de sarampo e prioriza vacinação em 5 cidades de fronteira com a Bolívia

A SES-MT já distribuiu 166.500 doses da vacina tríplice viral para os municípios mato-grossenses e 3.540 doses da dupla viral para as cinco cidades de fronteira.

Fonte: CENÁRIOMT

Secretaria de Saúde de Mato Grosso emite alerta de sarampo e prioriza vacinação em 5 cidades de fronteira com a Bolívia — Foto: reprodução/internet.

Em resposta ao aumento de casos de sarampo na Bolívia, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu um alerta epidemiológico e intensificou a vacinação em cinco municípios na fronteira oeste. A medida visa blindar o estado contra a reintrodução da doença, que tem a Bolívia como ponto de risco de contágio. A ação prioriza Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a principal estratégia é a avaliação do cartão vacinal e a busca ativa por pessoas que ainda não completaram o esquema de imunização. “É uma doença altamente contagiosa, e precisamos que os municípios de fronteira, e também a capital por onde chegam turistas, ajam proativamente”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Cobertura vacinal fica abaixo da meta ideal de 95% em Mato Grosso

Apesar das ações estratégicas, a cobertura vacinal em Mato Grosso ainda não atingiu a meta. Atualmente, a primeira dose da vacina tríplice viral alcança 89,1% da população-alvo, enquanto a segunda dose está em apenas 69,1%. A meta ideal, recomendada para garantir a proteção coletiva, é de 95% para ambas as doses.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, ressaltou que a presença de eventos com grande público, como o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, aumenta o risco de disseminação do vírus e reforça a necessidade de imunização. Para os viajantes, a orientação é se vacinar com pelo menos 15 dias de antecedência.

[Continua depois da Publicidade]

A SES-MT já distribuiu 166.500 doses da vacina tríplice viral para os municípios mato-grossenses e 3.540 doses da dupla viral para as cinco cidades de fronteira. Além disso, a pasta adotou a “Dose Zero” para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, uma medida extra para garantir proteção antecipada, sem substituir o calendário de vacinação de rotina.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]