A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) iniciou nesta quarta-feira (6.8), em Cuiabá, o 1º Encontro Arteduf, evento que marca o lançamento de um projeto pioneiro para integrar as disciplinas de Artes e Educação Física às 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso.
A proposta da Seciteci visa incorporar de forma estruturada essas áreas à rotina da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio da modalidade de concomitância intercomplementar — que permite ao estudante cursar simultaneamente o ensino médio e a formação técnica.
De acordo com o secretário Allan Kardec, o projeto Arteduf é um passo fundamental para promover a formação integral dos estudantes. “Queremos escolas que integrem ensino técnico, cultura, esporte e participação comunitária, fortalecendo vínculos e impactando positivamente a vida dos alunos”, afirmou.
O superintendente de EPT, Ederson Andrade, reforçou que o acesso à arte e ao esporte é um direito constitucional e que cabe ao Estado garantir espaços e oportunidades para essas práticas. Ele destacou que atividades podem ocorrer mesmo em unidades sem quadra, utilizando praças e espaços parceiros.
Já a coordenadora Girlayne Santos Menezes enfatizou o papel dos docentes nesse processo, esperando que levem novas práticas pedagógicas para estreitar o vínculo com alunos e comunidades escolares.
Coordenado pelo professor Alex Teixeira, o projeto prevê diretrizes como planejamento integrado, criação de núcleos artísticos e esportivos, relatórios bimestrais, além da aquisição de materiais específicos. A proposta também inclui eventos internos, apresentações abertas à comunidade nos fins de semana e culminâncias semestrais.
Entre as metas futuras estão a realização dos Jogos das ETECs e festivais de arte regionais anuais, promovendo integração entre estudantes, famílias e comunidades.
O encontro, que segue até quinta-feira (7.8), também funciona como momento de formação para os professores, com grupos de trabalho e palestras voltadas à implantação do projeto nas ETECs.