No domingo (21.9), a aldeia Ipatse, localizada no Mato Grosso, foi palco do lançamento do livro “Meu Amado me Disse”, editado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), que reúne cantos entoados por mulheres do povo Kuikuro. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, reforçou durante a cerimônia o compromisso do Governo do Estado com a valorização da cultura indígena. Ele destacou a importância de amplificar histórias que refletem a trajetória desses povos.
“Ficamos muito felizes em acompanhar este momento e reafirmar o compromisso e o cuidado do Governo do Estado com os povos indígenas, seja na saúde, na cultura, no esporte. Nós, da Secel, vamos continuar sendo parceiros para que mais publicações deem voz às histórias que não foram contadas dos povos que construíram o que a gente chama hoje de Brasil”, afirmou Jan Moura.
A obra apresenta 100 cantos tradicionais, chamados de tolo, transmitidos de geração em geração e executados exclusivamente por mulheres. Os textos, em Língua Karib Alto Xinguana, estão traduzidos para o português, e abordam temas como amor, mágoa, ciúmes, desejos e paixões. Além disso, leitores podem ouvir 11 cantos selecionados por meio de QR-code.
A presidente da Funarte, Maria Marighela, ressaltou a relevância de promover e tornar acessível a cultura indígena. Ela destacou o papel da memória e dos direitos desses povos na construção de um futuro mais justo e igualitário.
O apoio do Governo do Estado foi reconhecido durante a solenidade, mostrando a parceria entre a Funarte e Mato Grosso na valorização da cultura indígena.
Paralelamente, a Secel-MT também está contribuindo para a divulgação da cultura local com a produção da série documental “Gente do Xingu”. Financiada pelo edital Cinemotion de Produção Audiovisual – Lei Paulo Gustavo, a obra, dirigida pelo cineasta Takumã Kuikuro, retrata o cotidiano e os desafios dos povos do Território Indígena do Xingu, incluindo imagens e entrevistas do lançamento do livro na aldeia.


















