A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Mato Grosso, Andreia Fujioka, afirmou em entrevista ao podcast MT Conectado que o principal objetivo das ações do governo é apoiar os pequenos produtores até que se tornem independentes e maiores no setor.
“Queremos pegar na mão do pequeno produtor e ajudá-lo a crescer até que ele possa seguir sozinho e se tornar um grande produtor. Esse é o nosso foco dentro da Seaf”, destacou a secretária.
Andreia Fujioka detalhou o projeto MT Produtivo, que prevê investimentos de R$ 560 milhões até 2030, em parceria com o Banco Mundial, voltados à assistência de produtores de pequena escala. A iniciativa foi inspirada em experiências bem-sucedidas em outros Estados e países.
“Em São Paulo, o projeto aumentou em 85% o valor bruto da produção, muito acima da previsão inicial de 30%. O processo começa com a regularização da propriedade, seguido por recursos, assistência técnica e acompanhamento. Há ainda um núcleo voltado à inteligência de mercado para orientar o produtor sobre onde vender sua produção”, explicou Andreia.
No podcast, a secretária também comentou sobre a meta da Seaf de entregar mais de mil máquinas até o final do ano, a publicação do segundo edital do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf) e a assistência da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), reforçando as estratégias do governo para fortalecer a agricultura familiar no Estado.
O episódio completo, apresentado pelos jornalistas Aline Chagas e Allan Pereira, está disponível no YouTube.