Saúde de Lucas do Rio Verde contrata novos fonoaudiólogos

Os profissionais atenderão no CAM, CAPS e Equipe do Serviço de Apoio Domiciliar

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

saude de lucas do rio verde contrata novos fonoaudiologos
Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

Para fortalecer e ampliar o atendimento de saúde à população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, contratou cinco novos fonoaudiólogos, que atenderão aos pacientes SUS do município. Os profissionais foram apresentados nesta semana, durante reunião no Espaço Saúde.

Durante a apresentação de boas-vindas e explicação dos serviços para os novos profissionais, a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, pontuou valores importantes a serem considerados durante os trabalhos. “Esse momento é de extrema importância, pois é a concretização da valorização dos profissionais e serviços municipais. Estamos empenhados em melhorar a qualidade do atendimento, não apenas ampliamos o número de profissionais, como também realizamos uma compra específica de instrumentos e materiais para uso na reabilitação fonoaudiológica”, explicou.

Em 2021, a Secretaria de Saúde contava com apenas dois profissionais de fonoaudiologia atendendo a população, por meio de contratos com uma empresa terceirizada. Atualmente, após o concurso público realizado nesta gestão, cinco assumiram o cargo e já atuam no CAM, CAPS e Equipe do Serviço de Apoio Domiciliar.

Entre os materiais adquiridos estão os exercitadores facial, labial e lingual, estimuladores de propriocepção intra-oral, caneta proprioceptiva, caneta com ponteiras, espelho nasal milimetrado, scape scope, bateria de Avaliação da Comunicação, instrumento de Avaliação e Treinamento Olfativos, entre outros.

[Continua depois da Publicidade]

Esses materiais serão utilizados nos atendimentos para diversos transtornos como: síndrome de down, fissura palatina, surdez, paralisia cerebral, autismo, gagueira, dislexia, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e oncológicos (câncer de laringe, faringe, hipofaringe, boca, língua ou cérebro, e tumores que podem afetar a capacidade do indivíduo para falar).

Os fonoaudiólogos atuam com os pacientes para ajudá-los com problemas de fala, mastigação e deglutição, aprendizagem, e auxilia também pacientes alimentados por sonda. As intervenções objetivam melhorar a qualidade de vida do usuário do SUS, proporcionando uma convivência familiar e social mais adequada ao desenvolver a comunicação, autonomia para se alimentar e estimular sua independência. Esses materiais são fundamentais para o processo de reabilitação e estimulação fonoaudiológica.

Os novos profissionais são: Isabele Maciel Feitosa de Vasconcelos, Joelma da Costa Barbosa Oliveira, Sabrina Isis de Almenda Oliveira, Iandra Matos Carneiro e Elias Ferreira da Costa.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.